Aulas promovidas pelo Sebrae aconteceram na sede da prefeitura e reuniram representantes da Baixada Fluminense
Mesquita sediou nesta primeira semana de outubro o curso Liderança Empreendedora. Com três aulas, que aconteceram nos dias 2, 3 e 9 deste mês, a iniciativa foi ministrada pelo Sebrae e aconteceu pela primeira vez na Baixada Fluminense. Em cada um dos dias, um palestrante diferente esteve com os alunos, para debater temas como Inteligência Fiscal, Resiliência Econômica e Gestão Empreendedora. No último dia, Júlio Ledo comandou os trabalhos, falando sobre Desenvolvimento Territorial e Agenda de Impacto.
“Tivemos gestores públicos de alguns municípios da Baixada. O que pude notar, principalmente, é que os problemas que eles enfrentam são muito semelhantes. Mas existe pouquíssima comunicação entre esses municípios. Mesmo assim, percebo uma vontade muito forte de melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de suas cidades. O que eu tentei mostrar é que quando pensamos em desenvolvimento, devemos pensar no coletivo. A Baixada Fluminense, como região, tem muito mais força do que cada município que faz parte dela, individualmente”, avalia Júlio.
Um dos gestores que participou de todas as aulas do curso foi o subsecretário de Administração de Mesquita, o servidor efetivo Marcio Oliveira. “Esse curso trouxe para nós uma visão de integração muito forte de toda a região. E acabou juntando profissionais com interesses comuns de vários municípios diferentes”, valoriza Marcio.
Além dos conhecimentos garantidos nas aulas, Mesquita também conquistou novos pontos na disputa do game Cidades Empreendedoras. A iniciativa, também do Sebrae, estimula o desenvolvimento econômico e a valorização e desburocratização do MEI. Os palestrantes do Sebrae que participaram do curso Liderança Empreendedora, além de Júlio Ledo, foram Gustavo Grisa e Claudia Mourão.