O governo de Mesquita, ciente das diversas possibilidades de crescimento no município, realiza nesta sexta-feira, dia 10, uma apresentação de seu projeto de Plano Estratégico, em São Paulo. Uma equipe da prefeitura reunirá possíveis parceiros para uma coalizão focada no desenvolvimento da cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. O evento acontecerá a partir das 18h, na Casa do Saber, na Rua Dr. Mario Ferraz 414, no Jardim Paulistano, em São Paulo.
A ideia é, literalmente, tentar se reinventar na crise, a partir de diversas intenções de apoio que o município vem recebendo desde o início do ano. A forte crise enfrentada no estado do Rio de Janeiro pode abrir espaço para o crescimento da Baixada Fluminense. Nesse sentido, Mesquita tem alguns trunfos para se destacar, como a futura inauguração de um grande shopping, o forte potencial para a construção civil e o interesse de universidades em se estabelecerem em uma cidade que tem mais de 160 mil habitantes, além de outros fatores.
É importante lembrar os avanços conquistados pelo município nos últimos dois meses. Os servidores efetivos, que estavam com os salários de novembro e dezembro e o 13º salário atrasados, já receberam integralmente esses valores. A coleta do lixo, que estava interrompida quando a nova gestão assumiu o governo, foi totalmente normalizada nas primeiras duas semanas de 2017, quando mais de 8.300 toneladas de lixo e entulho foram retiradas das ruas do município. Seis unidades básicas de saúde e a Policlínica de Mesquita também já foram reabertas, entre outras ações.