A Prefeitura de Mesquita informa que as mudanças visam ao ENXUGAMENTO da estrutura que possibilitará uma economia aos cofres públicos. As medidas tomadas extinguiram e não criaram cargos. O que passa a valer a partir de hoje é um acúmulo de funções.
O novo modelo de gestão pública está sendo implantado pela administração para garantir a economicidade e eficiência dos atos da prefeitura municipal.
A prefeitura salienta que desde 2017, quando iniciou esta gestão, a redução da máquina pública tem sido uma constante. O governo reduziu o número de secretarias de 22 para 12. E agora passa a contar somente com 9 secretarias.
Desta vez três delas foram agrupadas a outras existentes.
A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (que era uma só) e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (que também era uma só) foram unidas à Secretaria de Governo e Administração.
A nova pasta ficará a cargo de Sérgio Renato Ferreira Miranda, que é formado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão Empresarial. Além de ter sido professor universitário na graduação de Administração, há mais de 20 anos se dedica a pesquisas no campo da administração pública e privada.
Já a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil foi unida à Secretaria de Obras.
As mudanças seguem o modelo que tem sido adotado em outras esferas, como a estadual e a federal. O governo federal, por exemplo, extinguiu o Ministério do Trabalho, mas o tema foi incorporado por outra pasta.
Em Mesquita o que aconteceu foi uma readequação de cargos. Dois secretários passaram a subsecretários. Mas todos continuam como responsáveis técnicos por suas áreas. Apenas sob o guarda-chuva de uma só secretaria.
As alterações da estrutura administrativa não geram aumento de despesas de pessoal, havendo apenas remanejamento das atribuições das respectivas secretarias.
Todos os secretários permanecerão com os mesmos salários, que é no valor de R$ 12mil, como pode ser conferido no Portal da Transparência: http://transparencia.mesquita.rj.gov.br/.
A prefeitura ressalta ainda que fará de tudo para continuar honrando os seus compromissos, como manter os salários dos funcionários em dia.