Local teve palestras sobre empreendedorismo, expositores de produtos e atrações culturais
Opção de atividades foi o que não faltou para os mesquitenses no sábado, dia 10 de setembro. Ao longo da manhã e no início da tarde, a Praça PEC, em Santo Elias, recebeu a Feira de Oportunidades e algumas outras ações. Quem marcou presença no local pôde aproveitar a feira de produtos e artesanatos, palestras sobre assuntos relacionados ao âmbito profissional e atrações culturais. Isso sem contar com o torneio de xadrez, os serviços de atendimento ao público e as inscrições para oficinas e cursos oferecidos no município.
Além disso, outros espaços foram reservados para comportar a troca de livros, pela Biblioteca Pública Municipal de Mesquita, para uma exposição de artes e para os serviços da Sala do Empreendedor, que faz parte da Subsecretaria Municipal de Fazenda. A ocasião contou ainda com a participação da ODS municipal e das Mães de Autistas Empreendedoras, do projeto Convive com um Autista.


“Seguindo a programação do aniversário da cidade, temos proporcionado momentos de lazer e de diversão para os nossos munícipes. Nos últimos tempos, enfrentamos momentos complicados com relação à saúde, mas, agora que as coisas estão melhores, queremos voltar à rotina em grande estilo. Posso garantir que essas atividades são apenas prévias do que teremos mais para frente”, explica o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kleber Rodrigues.
O cineteatro do lugar foi marcado por palestras sobre empreendedorismo, visando todos os públicos. “A iniciativa de criar a Feira de Oportunidades surgiu a partir da dor dos meus alunos. Pensando em como proporcionar oportunidades além da sala de aula, esse projeto me veio à mente. Poder contribuir e ver o apoio de outras subsecretarias envolvidas no mesmo propósito foi muito gratificante e mostra o quanto a nossa gestão valoriza e sustenta ações como essa, para benefício e desenvolvimento da população”, elabora a coordenadora dos cursos profissionalizantes da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Michelle Garcia.

Perto do final do evento, a quadra também se tornou cenário de apresentações artísticas, com as turmas de Danças Urbanas e do Programa de Formação Circense, por exemplo.
Para a moradora de Santo Elias Ednalva Lima, de 45 anos, acontecimentos como esse ajudam a alegrar ainda mais a cidade. “As minhas duas filhas fazem aulas aqui. A mais nova participa das turmas de circo e de balé, enquanto a mais velha pratica muay thai. Fui convidada por uma professora e trouxe elas. Gostei e achei bem interessante”, diz ela.
Outras ações
Além da Feira de Oportunidades, no mesmo dia, o município foi palco de outras atividades, como ação social. O bairro da Coreia recebeu o Mesquita em Ação, projeto itinerante da Subsecretaria Municipal de Assistência Social que leva serviços gratuitos à população. Entre eles estavam isenção para emissão de documentos, inscrição no Cadúnico e no Auxílio Brasil, design de sobrancelhas, corte de cabelo, depilação, orientações da Vigilância Epidemiológica, entre outros. Ao todo, foram realizados 340 atendimentos.


Para mais, das 8h às 13h, os atletas vestiram os uniformes para a Copa de Futebol de Mesquita Sub-15. A realização foi no Campo da Bica, localizado no BNH. A competição se estenderá por mais três finais de semana, acontecendo aos sábados, e elegerá um time mesquitense campeão no dia 1º de outubro.
Nas partidas de abertura, o placar do grupo A foi de 6X0 para o Projeto Cabo Verde contra o Bom Samaritano, enquanto o empate alcançou o jogo entre o Projeto Prefeitura Chatuba e o Projeto Prefeitura XV Novembro, finalizado em 1X1. Já no grupo B, o Projeto Brancas venceu o Projeto Prefeitura Vila Olímpica por 2X0, enquanto o Projeto Eu Posso, Eu Creio marcou três gols contra dois do Projeto WG.