Municípios querem implementar conceito de logística reversa
A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Meio Ambiente Urbanismo (SEMMURB), sediou um encontro entre técnicos e representantes da pasta dos municípios de Belford Roxo, Nilópolis e Nova Iguaçu. O secretário da SEMMURB, Luney Martins, liderou a reunião, que também contou com a presença dos técnicos Gisele Benedicto e Calos Pfeiffer.
O encontro teve como tema “Os Problemas com o Descarte Final de Resíduos”, em obediência a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), institucionalizada pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que dá responsabilidade aos fabricantes, comerciantes, importadores e as prefeituras. Os municípios da Baixada Fluminense estão desenvolvendo seus Planos de Gerenciamento de Resíduos, e é fundamental que cidades que possuem zonas urbanas como limítrofes tracem estratégias de gerenciamentos em conjunto, reduzindo problemas e riscos ambientais.
De acordo com Luney Martins, é preciso ser implementado o conceito de logística reversa, onde é aplicada a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. “Estamos todos de acordo que o fabricante de um produto deve ser responsabilizado pelo seu destino final, uma vez que a mercadoria se torna inservível ou concluiu seu ciclo de vida. Hoje temos grandes problemas com o descarte de produtos como pneus, linha branca, eletroeletrônicos, por exemplo, que são jogados no lixo urbano, gerando altos custos para as prefeituras, além do nocivo comportamento da população que descartam esses materiais em rios e córregos da Baixada, ampliando os custos de manutenção para o executivo”, avalia o secretário.
Durante a reunião foram avaliadas possibilidades para que o tema “logística reversa” seja tratado em bloco pelas prefeituras da Baixada Fluminense, como a criação de locais específicos para entrega do material a ser descartado, selecionado por suas características. O objetivo é dividir a receptação do material, onde um município ficará responsável por pneus, outro por linha branca e assim por diante, evitando que o material seja misturado aos resíduos da construção civil e ao lixo domiciliar. O assunto vai render discussões e um plano de ação já está sendo desenhado pelas prefeituras envolvidas.
José Arnaldo e Wesclei de Melo, representando Nova Iguaçu; Sergio Montovani e Sergio Ramos, de Belford Roxo; Renato Rabello, de Nilópolis e Paulo Cesar, de São João de Meriti também marcaram presença na atividade.