Uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB) e o Grupamento Ambiental de Mesquita (GAM), resultou no resgate de dois filhotes de canário-da-terra na última quarta-feira, dia 10 de janeiro. As aves foram encontradas fora do ninho por um morador que levou os animais para casa e em seguida, acionou a SEMMURB.
Após recolherem os filhotes, as equipes seguiram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no município de Seropédica. Os animais foram recebidos e cadastrados e estão recebendo o tratamento de veterinários para a reinserção na natureza.
O canário-da-terra é uma ave que apresenta o canto forte como característica. Segundo o IBAMA está entre as 10 espécies mais apreendidas no país. Sua criação em cativeiro é considerada crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
“A população está cada vez mais consciente e com isso os registros do canário-da-terra vêm se tornando mais frequentes nos últimos anos. O Grupamento Ambiental de Mesquita e a SEMMURB estão sempre trabalhando em conjunto para o bem do Meio Ambiente”, afirma o Coordenador de Meio Ambiente e Chefe do GAM, Gilmar Jophlilis. O GAM é um órgão da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Mesquita (SEMSOP).