Jardim público foi feito em local que antes sofria com descarte irregular de entulho
O bairro Cruzeiro do Sul, em Mesquita, ficou mais verde na manhã desta quinta-feira, dia 8 de agosto. Parte do projeto “Mesquita que te Quero Verde”, a rua Capitão Teles entrou no circuito da ação Jardins Urbanos. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo recebeu, também, alunos da Escola Municipal Cruzeiro do Sul para conscientização.
Localizado próximo a um posto de gasolina, o terreno sofria com o descarte irregular de lixo e entulho. Para acabar com o problema, a prefeitura transformou o espaço. A ideia, segundo o subsecretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Rodrigo Rodrigues, é incentivar um cuidado maior com a cidade. Para isso, foi feito o plantio de arbustos e árvores baixas.
A inserção de plantas por todo o município ameniza os danos ambientais, de saúde e estéticos causados pela vida urbana. Foi o que esclareceu a palestrante do dia, Rosaura Clem, ao receber os alunos dos terceiro e quarto anos da Escola Municipal Cruzeiro do Sul. “Devemos cuidar das plantas que temos em nossa cidade, assim como das abelhas e de todo o ecossistema. As plantas, por exemplo, ajudam na umidade”, disse Rosaura.
Durante a ação, as crianças puderam não só aprender, mas também ensinar. Elas apresentaram aos educadores ambientais trabalhos feitos em sala sobre poluição. E também fizeram a conscientização da região sobre os perigos do lixo, a partir da distribuição de folhetos.
Mudanças no lixo
Os moradores da rua Domingos Inácio, que antes faziam descarte de lixo no terreno por residirem em local não-acessível aos catadores, podem ficar despreocupados. A Secretaria de Meio Ambiente direcionou, também, que os responsáveis pelo recolhimento entrem na rua. Sendo assim, agora, cada morador pode descartar o lixo em frente da própria casa.