Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita utilizam o espaço da Agroindústria Familiar para a produção de polpas
Na tarde da última quinta-feira, dia 29 de julho, a Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ) iniciou mais um trabalho de produção de polpas de goiaba no espaço da Agroindústria Familiar de Mesquita, em Santa Terezinha. Ali, 23 agricultores cadastrados realizam todo o processo desde a seleção das frutas até a comercialização das polpas. Isso desde o final de 2017, quando o Ministério da Agricultura concedeu o registro ao grupo para comercializar até nove tipos de polpas diferentes.
Processo de produção
Assim que as frutas chegam à Cooperativa, elas são pré-selecionadas e pré-higienizadas. Dessa forma, elas estão prontas para receber o hipoclorito, uma solução preparada e exclusiva para a higienização de frutos. Esse processo dura cerca de 20 a 30 minutos e só depois elas são levadas à máquina, para a retirada do excesso da solução. Na sala de produção, as frutas são despolpadas, ainda passando por um processo de verificação do teor de sólidos solúveis e etc. Assim, são pesadas e colocadas em sacos para serem congeladas, ficando, então, prontas para a comercialização, depois do processo completo de produção de polpas.
Rendimento
Cada fruta resulta em um rendimento diferente. No entanto, segundo Fábio Vilas Bôas, engenheiro agrônomo da prefeitura, a goiaba é uma fruta com uma produção de polpas consideravelmente alta. “É possível que dê um rendimento de 80% a 85% em quilos de polpa de fruta”, ressalta. Mas há outras frutas com rendimento menor, como o maracujá, por exemplo.
Importância da iniciativa
Esse projeto, que tem como parceira a Prefeitura Municipal de Mesquita, valoriza a atuação dos agricultores e permite que mais renda seja gerada a eles. Prova disso é que agricultores de Mesquita já conseguiram, a partir de edital, fornecer produtos para a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Assim, parte da produção é comprada e encaminhada ao Banco de Alimentos de Mesquita e também ao Banco de Alimentos de Nova Iguaçu.
Além disso, agricultores mesquitenses também se tornaram aptos a participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir dele, alimentos saudáveis são distribuídos para escolas, beneficiando os alunos e os produtores. “É muito importante agregar valor e ajudar econômica e socialmente as famílias de agricultores do município e aqueles que recebem os produtos saudáveis”, valoriza William Sampaio Mota, presidente da Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ).
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!