Orientações foram dadas no local sobre a preservação, além do plantio de uma muda de palmeira imperial e uma árvore pau-brasil
São as pequenas atitudes que oferecem grandes transformações. Pensando nisso, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ofereceu nesta terça-feira, 7 de junho, orientações sobre coleta seletiva e preservação na Vila Olímpica de Mesquita. A ação foi realizada em prol da Semana do Meio Ambiente e contou com a parceria da ONG Via Verde, que fica na própria cidade, e doou um pau-brasil, que foi plantado no espaço público.
De 8h às 11h, quem parou para caminhar ou praticar algum outro exercício na Vila Olímpica de Mesquita pôde também participar da orientação feita na Tenda Ambiental. Uma dessas pessoas foi Márcia Lessa, de 54 anos. Há 10 anos sendo moradora do Cruzeiro do Sul, Márcia já separava o lixo, mas não sabia como descartá-lo. “Eu sei que existe o caminhão, já vi ele passando em outros lugares. Mas nunca soube exatamente como participar da coleta seletiva no município. Agora que sei, vou poder me cadastrar e fazer o certo”, disse.
A explicação ficou a cargo da equipe da Subsecretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Mesquita. “Todo o resíduo tem um destino e cabe a nós fazermos bom uso dele. E, por isso, nós trouxemos exemplos do que pode ser feito com ele, como vassouras, caixas e até mesmo telhas recicláveis”, explicou a responsável pela Educação Ambiental, Rosaura Clem.

Exposição de fotografias
A tenda ambiental foi, ainda, uma oportunidade de criar pertencimento. Isso porque, expostas no local, estavam fotos de pontos de área ambiental do município. Como o Monte Guararapes, também conhecido como Monte Horebe, e o Parque Municipal, lugares que alguns moradores nem sabiam fazer parte de Mesquita.
“Estamos dando mais atenção a esses pontos, que são tão importantes para a nossa cidade e para a preservação do nosso meio ambiente. O Monte Guararapes é um exemplo claro disso. Tivemos, recentemente, o início de obras para a melhoria do acesso ao local e a colocação de placas de sinalização, que aumentam o reconhecimento do espaço”, assegurou o secretário da pasta de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada.


Plantio de novas mudas
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no dia 5 de junho, a Prefeitura criou uma agenda especial. E, para marcar o início dessa comemoração, o poder público se juntou à ONG Via Verde para o plantio de uma muda de palmeira imperial, doada por um munícipe, e uma árvore de pau-brasil, doada pela própria ONG, na Vila Olímpica.
“O pau-brasil que nós trouxemos tem oito anos. Essa é uma árvore que cresce, aproximadamente, três centímetros por ano. Então, veremos, aos poucos, ela crescer por aqui”, falou o presidente da ONG, Marcelo Costa.
Para encerrar a Semana do Meio Ambiente de Mesquita, a ONG doará outras 20 árvores para serem plantadas às margens do Rio Dona Eugênia na sexta-feira, dia 10 de junho. “Além de ser uma medida de preservação do meio ambiente, essa será uma prática de segurança para os moradores”, explicou Marcelo. Principalmente porque as raízes seguram as margens do rio e mantêm o curso das nascentes.
