Mobilização envolveu mais de 340 alunos e colaboradores
Ao longo de outubro, a equipe da Educação Ambiental de Mesquita mobilizou diversas atividades de preservação do meio ambiente. Nos dias 4, 19 e 23, as escolas municipais Dr. Manoel Reis, Lourdes de Ferreira Campos e Presidente Castelo Branco (com o Projeto Defesa Juvenil) receberam palestras que seguem as diretrizes dos programas municipais de Coleta Seletiva Solidária e Educação Ambiental (PROMEA). Ao todo, 351 alunos e colaboradores estiveram envolvidos.


Mesquita é um município que aposta na conscientização ambiental como exercício de cidadania. Seja com ações de sustentabilidade, como a Coleta Seletiva Solidária, ou com atividades focadas nos alunos da rede municipal de ensino. “Nas escolas, um dos objetivos da ação foi levar conhecimento em boas práticas em resíduos sólidos, como a separação e o descarte correto dos materiais recicláveis. Se eles entenderem essas necessidades desde agora, vão ajudar a transmitir esses conhecimentos em casa e se tornarão adultos mais preocupados com a questão ambiental”, defende Rosaura Clem, coordenadora de Educação Ambiental.
Visita técnica
Já nos dias 3 e 10 de outubro, foi a vez dos alunos das escolas municipais Santos Dumont e Américo dos Santos participarem de uma visita técnica aos galpões das cooperativas de catadores de materiais recicláveis do município. Lá, os alunos puderam entender o processo de coleta dos materiais recicláveis nas residências até serem comercializados para as indústrias recicladoras.
“É desde a escola que plantamos o interesse de cada um em buscar entender como a cidade trabalha para ser sustentável. Exercitar o senso crítico quanto às boas práticas ambientais e saber, de perto, como a gestão incentiva essas ações forma cidadãos conscientes”, exalta Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.