Equipamento entregou 49 certificados para jovens que estão em situação de liberdade provisória e cumprindo medidas cautelares, e dos seus familiares que também participaram
A tarde da terça-feira passada, dia 9 de agosto, ficou marcada pela formatura das oficinas oferecidas pelo NAM de Mesquita, o Núcleo de Atendimento de Medidas. A cerimônia, que aconteceu no próprio espaço, certificou 49 pessoas. As capacitações eram de Barbeiro, Trancista, Design de Sobrancelhas e Libras. Além dos conhecimentos e aprendizados, os alunos das oficinas de beleza saíram de lá com os materiais necessários para colocar em prática o que aprenderam nas aulas.
O equipamento atende jovens que estão em situação de liberdade provisória e cumprindo medidas cautelares. A proposta reflete inovação e busca a reintegração social desses munícipes, além do atendimento aos seus familiares. Já as oficinas fazem parte do projeto Esperançar, que teve sua sala inaugurada em setembro do ano passado, dentro do próprio NAM.
Quem idealizou o projeto foi a juíza Cristiana Cordeiro. Através de uma rede de apoio, os assistidos têm acesso a novas oportunidades e podem ressignificar a história deles. “Não está escrito em lugar nenhum que a gente tem de fazer isso. Não é uma lei. Mas, para mim, se tornou uma necessidade de sobrevivência. Porque eu não conseguiria dormir tranquila se eu simplesmente ouvisse as testemunhas, ouvisse eles e desse uma sentença, fechando o caso”, aponta Cristiana, que tem 24 anos de experiência na profissão.


O evento contou ainda com a participação das tutoras Jheniffer Ribeiro, Marlucia Lima e Lindalva Araújo, de Trancista, Libras e Design de Sobrancelhas, respectivamente; do psicólogo e coordenador do CAPS III Casa Azul, Ueslei Solaterrar; do assistente social Paulo Costa; da Dra. Elizabeth Gil; além de outras personalidades, como o ator e pintor Fabio Gregório. Esse último, que também estava representando o Instituto Pena Máxima, levou consigo desenhos com cola e carvão, que fez quando estava acautelado no sistema prisional.
“Cada oficina tem a duração de três meses. Durante esse tempo, proporcionamos momentos de imersão em cada temática. Eles, então, abraçaram essa oportunidade e, hoje, temos a chance de ver diversos sonhos se tornando realidade”, retrata a assistente social e coordenadora do Núcleo de Atendimento de Medidas, Rosana Santiago.
Quem estava representando a classe de tutores das oficinas era Rafael Machado, mais conhecido no município como Rafinha Barber. Emocionado com a formação de mais uma turma, ele aborda a importância do olhar atencioso para com o próximo. “A gente não precisa estar falando muito, a gente precisa fazer mais. Minha maior felicidade é ver os resultados que surgem dos nossos esforços”, diz. Nesse sentido, um ponto importante a ser destacado é que o trabalho realizado pelos tutores no espaço é totalmente voluntário.

Equipe bem preparada
Fora isso, alguns representantes do Grupamento de Ronda Escolar, Guarda Civil Municipal, participaram da qualificação de Libras. Assim, puderam aperfeiçoar o atendimento à população e atuar como agentes multiplicadores do conhecimento. Na cerimônia, a equipe ainda fez uma apresentação, que simulava o atendimento em dois casos de um mesmo acidente; ambos envolvendo um cidadão da comunidade surda.
“Como também lidamos diretamente com as pessoas, precisamos reter todo o conhecimento possível para melhor atendê-las. Nosso foco está em todos os mesquitenses. Então, não há sentido em voltarmos a atenção apenas para alguns e invisibilizar outros. Isso vai contra a nossa missão”, explica a coordenadora do GRE, Paula Arruda.

Outras ações
Além dos cursos, o equipamento conta com o projeto Circuito, que consiste em atividades didáticas com foco na aprendizagem e na exposição de ideias. Entre elas, estão rodas de conversa com a presença de profissionais e especialistas em cada assunto. Na última leva, alguns temas abordados foram: Racismo Multifacetado, Alcoolismo e Drogadição, Ética, Comportamento e Primeiro Emprego e Noções Básicas de Defesa Civil. Ao todo, 15 pessoas participaram dessa atividade.
O Núcleo de Atendimento de Medidas (NAM) está localizado no Fórum da cidade, no 1º andar, na sala 106. O endereço é rua Arthur de Oliveira Vecchi s/nº, no Centro. O espaço é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a 7ª Vara Criminal.