Ao todo, 25 crianças e adolescentes do Alto Uruguai que frequentam a sala de leitura do Núcleo de Atendimento de Medidas participaram da atividade cultural
A quinta-feira foi especial para 25 crianças e adolescentes que moram no Alto Uruguai, bairro de Mesquita, e frequentam a sala de leitura do Núcleo de Atendimento de Medidas (NAM), fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a 7ª Vara Criminal. É que elas foram visitar o Museu de Arte do Rio, no Centro da capital fluminense. O museu está com a exposição “Um Brasil para os Brasileiros”, da escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à sala de leitura do espaço mesquitense.
As crianças e adolescentes presentes tinham idades entre 5 e 16 anos e ficaram deslumbradas com tudo que viram no museu. “É a primeira vez que venho aqui e estou vendo coisas novas e aprendendo muito também. Gostei da exposição da favela, que representa muito onde eu moro”, relata Pietro Mascarenhas, de 13 anos.

O dia, repleto de cultura e aprendizado, terminou com lanche. “Isso é muito marcante para eles, tenho certeza que é algo histórico. A maioria dessas crianças não tem essas vivências, é nítida a felicidade no rostinho delas. E poder proporcionar esse dia é indescritível”, declara Rosana Santiago, a coordenadora do Núcleo de Atendimento de Medidas, que acrescenta: “Quando soubemos que teria a exposição da Carolina Maria de Jesus, logo pensamos que não teríamos como perder essa chance de trazê-los, pois é ela quem dá o nome ao espaço que eles frequentam, a Sala de Leitura Carolina Maria de Jesus”.

O passeio foi realizado graças à interação entre o próprio NAM e a professora Edilene Nogueira, que utiliza o espaço levando a garotada para aulas de reforço escolar e de xadrez. “Sempre quis que as minhas crianças do reforço tivessem conhecimento de mundo. Trazer elas ao museu é plantar uma sementinha dentro de cada uma, para que saibam que existe um mundo muito grande que podem explorar e que são capazes de transformar suas vidas através da educação”, conta Edilene.