Evento apresentou os cursos e garantiu palestras, convidados especiais e depoimentos de formandos aos novos alunos
Na tarde da última terça-feira, dia 1º de agosto, o NAM, Núcleo de Atendimentos de Medidas de Mesquita, proporcionou aos alunos recém-matriculados uma aula inaugural repleta de informações sobre as vivências dos cursos oferecidos no ambiente. Com data prevista para o início das atividades a partir da próxima semana, o encontro propôs um momento com explicações sobre as práticas realizadas durante a formação e discursos incentivadores de superação de desafios. Além disso, uma palestra sobre empreendedorismo foi ministrada para os presentes, entre alunos, ex-alunos, membros da equipe e convidados especiais.
A divulgação das inscrições para as capacitações disponíveis ocorreu por meio das próprias redes de comunicação do núcleo e o número de interessados se demonstrou animador. As aulas, que são praticadas no Espaço Esperançar, dentro do próprio NAM, são realizadas por tutores/profissionais voluntários e acontecem uma vez por semana, durante três meses. Para o segundo semestre, mais uma formação foi adicionada, totalizando agora nove áreas de estudos oferecidas gratuitamente à população. São elas: GNV (3° Geração); Barbearia; Trancista; Design de Sobrancelhas; Chocolataria, Panificação e Salgados de Forno; Inglês; LIBRAS; e a recém-aberta Design de Unhas. Apesar de criado para atender jovens que estão em situação de liberdade provisória ou cumprindo medidas cautelares, os cursos podem se estender à população civil.
“Lidamos com pessoas que atravessam diversos níveis de vulnerabilidades, escassez de oportunidades de emprego e baixo poder de investimento em capacitação profissional. Mas acreditamos que é através da educação que histórias podem ser mudadas, ressignificadas e, assim, novas trajetórias são construídas”, afirma a assistente social e coordenadora do Núcleo de Atendimento de Medidas, Rosana Santiago.
Além disso, uma palestra sobre empreendedorismo também foi apresentada aos presentes, com a participação da convidada especial Elizete Barroso. “O empreendedorismo é uma porta de entrada para a realização de sonhos. Ensina que mesmo diante de desafios, é possível buscar soluções inovadoras. Ter a oportunidade de mostrar para esses alunos como isso pode ser alcançado com baixo investimento é muito gratificante”, declara Elizete.