Ação aconteceu na própria unidade e teve como objetivo chamar a atenção das profissionais para a importância do autocuidado
A sala dos agentes comunitários de saúde da Clínica da Família Jacutinga teve um momento de conscientização sobre o Outubro Rosa. A iniciativa consistiu em uma roda de conversa para as funcionárias da unidade, que aconteceu na última sexta-feira, dia 22, às 15h, e contou com oficinas de maquiagem.
Conforme AnaCleia, enfermeira e gestora da Clínica da Família Jacutinga, o profissional da área saúde acaba tendo uma posição maternal, pois é aquele que cuida primeiro, mas é o último a receber o cuidado. Por isso, ela destaca a importância do olhar atento às mudanças do próprio corpo.
“Façam o autoexame, mas não deixem de ter um acompanhamento médico ou de um enfermeiro. O autoexame não assegura precisamente o resultado e nem é uma base para o diagnóstico, pois realizado isoladamente não será eficaz como uma medida preventiva. Por isso, a importância do autoconhecimento e intimidade com o próprio corpo”, disse.
A ideia de uma ação direcionada às funcionárias surgiu de uma das enfermeiras e responsável pela linha de saúde da mulher, Gabriela Rodrigues. Ela percebeu a importância do autocuidado das próprias profissionais de saúde, que muitas vezes acabam cuidando mais do outro e passam a se cuidar muito pouco.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?