Em encontro com representante da agência reguladora, uma lista de reivindicações foi apresentada para aprimorar os serviços
Em um encontro realizado na última terça-feira (22/01), representantes da Prefeitura de Mesquita apresentaram uma lista de pedidos ao Ouvidor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP), João Bosco de Lima. A reunião teve por objetivo acertar medidas para melhorias do sistema de transporte ferroviário, em especial o Ramal Japeri, que atende aos moradores da cidade. Participaram do encontro integrantes da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, do Procon Mesquita e da Ouvidoria do município.
Durante a conversa algumas observações foram destacadas. Dentre elas, a instalação de um terminal eletrônico para efetuar a recarga de Bilhete Único no município; o mal funcionamento do ar condicionado das composições; a falta de acessibilidade nas estações, a segurança dos passageiros nas plataformas; a iluminação nas estações Juscelino, Mesquita e Edson Passos e o treinamento para quem faz a manutenção dos trens, realizada próxima à rede elétrica, administrada pela concessionária Supervia.
O presidente do Procon no município, Gustavo Brandão, ressaltou a necessidade do aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo transporte público ferroviário para garantir o bem-estar dos passageiros. “Neste calor, algumas questões estão além da proteção e defesa do consumidor, para o usuário do serviço de transporte ferroviário. Por vezes, a questão é humanitária. As janelas não abrem. E a temperatura no interior do vagão, em alguns casos, é superior ao calor que faz do lado externo. Um absurdo!”, classificou Brandão.
“Estamos à disposição para receber as reclamações através da Ouvidoria do município e encaminhar à prestadora do serviço em questão para as devidas providências”, completou Thiago Palmieri, subsecretário municipal de Transportes e Trânsito, reforçando o apoio da Prefeitura de Mesquita à evolução do transporte público.