Evento teve a participação de especialistas em Direito do Consumidor e biólogos
Na tarde da última segunda-feira, dia 11 de setembro, o auditório Zelito Viana, na sede da Prefeitura, foi palco de um seminário do Procon de Mesquita em alusão ao 33º aniversário do Código de Defesa do Consumidor. O tema foi “Abastecimento de Água” e a ODS de Mesquita foi parceira na ação, tendo a coordenadora do projeto Jurema Bacelar como cerimonialista. Estavam presentes advogados da área de Direito do Consumidor e também profissionais ligados ao VigiÁgua, o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, do Ministério da Saúde.
O seminário começou com uma palestra transmitida pelo ZOOM da advogada Natália Fusco, que focou em ilegalidades praticadas na prestação de serviço de fornecimento de água. Durante o seminário, participaram da mesa Sílvio Diniz, biólogo e coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita; Ana Lucia Pessoa, bióloga e representante do VigiÁgua; Leandro de Lima e Ronaldo Pinheiro, advogados especialistas em Direito do Consumidor; Anderson Lopes e Lucila Barreto, representantes da Águas do Rio; Michelle Garcia, administradora e consultora empresarial; Sara Borges, gerente do Procon de Mesquita; e Luiz Paulo Corrêa da Rocha, deputado estadual do Rio de Janeiro.
“Ações como essa nos fazem refletir sobre a importância do melhoramento contínuo, seja em prevenção, monitoramento da qualidade e quantidade de água que cada residência recebe, no tratamento que o consumidor recebe da concessionária ou na qualidade desse atendimento”, afirma Dr. Humberto Garcia, coordenador do Procon de Mesquita, que completa: “O acesso à água potável precisa ser garantido sempre com muita responsabilidade. Eventos como o nosso possibilitam o debate sob vários pontos de vista. Começamos com a questão da saúde e concluímos com justiça social, sempre sob o contexto da água”.