Uma parceria entre as secretarias da Assistência Social (SEMAS), Saúde (SEMUS), Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) e Educação (SEMED) resultou em grande mobilização na Praça Elizabeth Paixão, no Centro de Mesquita, na última sexta-feira. Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Semana Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, equipes da prefeitura prestaram atendimento pessoal e realizaram a entrega de folhetos informativos.
O evento contou com participações especiais e atividades culturais. Mc Serginho promoveu uma aula de dança na praça e o modelo Bruno Miranda, conhecido como o Borat do programa “Amor & Sexo”, e a assistente de palco do “Caldeirão do Huck” Luana Bandeira, que também é rainha de bateria da Estácio de Sá, marcaram presença, ajudando a informar o público sobre tratamentos e métodos de prevenção contra a dengue a tuberculose.
Na ocasião, o público aprendeu que, após três semanas de tosse, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor podem ser sintomas da tuberculose. Para ter certeza, o cidadão deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde do Município – sendo o CMS Mesquita, na Rua Paraná 557, a referência na cidade para o assunto – e fazer os exames necessários. Caso confirmado, a tuberculose tem cura e o tratamento leva seis meses. Além disso, o povo entendeu um pouco mais sobre dengue, chikungunya, zika e também febre amarela, que podem levar o paciente à morte.