Na programação haverá palestras e rodas de conversa
Os benefícios da amamentação, a médio e longo prazo, na vida das crianças, estão sendo lembrados durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorado de 1 a 7 de agosto. Em Mesquita, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um mês inteiro de atividades, com palestras, orientações e rodas de conversas para as gestantes e mamães.
As comemorações em Mesquita começaram na quarta-feira, dia 2, com uma palestra na sala de espera do Centro de Especialidades da Mulher, Criança e Adolescente de Mesquita (CEMCAM). O setor, que funciona no primeiro andar da Policlínica Municipal Celestina Jose Ricardo Rosa, faz parte do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA).
“A palestra no dia 2 foi uma abertura para as atividades que vamos realizar durante o mês inteiro. No dia 24 teremos um café da manhã no CEMCAM com rodas de conversa com as gestantes. E em todas as unidades de saúde do município os profissionais vão trabalhar as ações da amamentação durante o mês. Serão conversas e orientações às gestantes e mamães”, anuncia Gleice Melo Moura, coordenadora do PAISMCA.
Nas unidades de saúde de Mesquita os profissionais realizarão palestras sobre as definições de aleitamento materno, adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também haverá orientações sobre os mitos da amamentação; os dez motivos para dar o peito; diferenças entre leite humano, fórmula infantil e leite de vaca; tamanho e volume do estômago do bebê; técnica de amamentação, posições para amamentar; armazenamento e descongelamento do leite materno; e contra indicações da amamentação.
Benefícios da amamentação
Dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto. A data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) com o objetivo de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o leite materno é o alimento mais completo, e deve ser oferecido à criança até o sexto mês de vida, exclusivamente, ou seja, sem complementação com nenhum alimento.
São vários os benefícios, para o bebê e para a mãe. No leite materno a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, como também anticorpos fundamentais para protege-la no início da vida. A longo prazo as crianças apresentam pressões arteriais mais baixas, entre outros benefícios. Para as mães o destaque da amamentação é a proteção contra o câncer de mama e de ovários, entre outros.