Os mesquitenses estão em dia com seu sorriso. Pelo menos aqueles que procuraram os serviços odontológicos do município. No segundo quadrimestre deste ano, ou seja, entre maio e agosto de 2017, foram realizados 5.820 atendimentos totais pela equipe do Centro de Especialidades Odontológicas, o CEO, em Santa Terezinha. E a tendência é que os números subam no próximo quadrimestre. “Se analisarmos mês a mês, estamos em crescimento constante. Foram 1.297 registros em maio, 1.314 em junho, 1.553 em julho e 1.656 em agosto. A intenção é seguirmos nesse ritmo”, avisa o coordenador municipal de Saúde Bucal, Nelson Monteiro.
Deste total, 55,1% são pacientes femininas e 44,9%, masculinos. A média mensal ficou em 1.455 atendimentos e um número impressiona na lista de especialidades oferecidas. Nos últimos quatro meses, foram 1.041 registros são de casos de buco-maxilo, ou seja, 17,9% dos atendimentos totais do CEO. Entre eles está o caso do jovem torcedor do Fluminense Ávila Calazans Lemos, de 23 anos. O rapaz passou por uma cirurgia buco-maxilo-facial após ter o maxilar fraturado ao ser atacado por cerca de 80 pessoas depois um jogo entre Flamengo e Fluminense.
O caso aconteceu no final de junho. Ávila, que é morador de Mesquita, voltava do jogo de trem, com mais quatro amigos. Quando desceram em Nova Iguaçu, um grupo de torcedores do Flamengo os abordaram. Durante a confusão, até uma enxada chegou a ser jogada de cima da estação. Após o ataque, Ávila ficou desacordado e os demais fugiram. O jovem teve o fêmur fraturado e foi operado no Hospital da Posse, em Nova Iguaçu. Para a cirurgia buco-maxilo-facial, o jovem foi atendido pelos profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de Mesquita.
“Quando chegou ao CEO, ele estava com dor e edema no local. Nossa equipe o acolheu e foi realizado o procedimento cirúrgico pelo nosso cirurgião Bernardo Coura. Oferecemos toda a estrutura, equipamentos e pessoal, desde o acolhimento e a cirurgia, até os retornos para as demais consultas”, explicou Denise Sampaio Pacheco, gerente administrativo do CEO.
Mãe de Ávila, Adriana Pereira Calazans, acompanhou tudo de perto. “Quando vi o estado em que o meu filho ficou, me senti muito perdida. E quando fomos encaminhados para cá, pensei que primeiro ele iria passar por uma espécie de triagem, mas eles já vieram com os equipamentos para a avaliação. O atendimento foi muito rápido. Recebemos muito carinho e atenção, eles nos acalmaram, passaram toda a medicação até a cirurgia e, quando foi o dia, o cirurgião nos explicou tudo o que iria acontecer e eu ainda pude ficar com ele durante todo o procedimento. Esperamos nunca mais precisar, pois a saúde é muito importante. Mas, se precisarmos, sabemos que podemos contar com esse atendimento”, contou Adriana.
Além de cirurgia buco-maxilo-facial, o Centro de Especialidades Odontológicas da secretaria de Saúde de Mesquita oferece atendimento em tratamento endodôntico (canal) em todos os dentes, periodontia, odontopediatria e diagnóstico de saúde bucal. “Gestantes e pessoas com necessidades especiais, de qualquer patologia, têm atendimento exclusivo no CEO, tendo um profissional por dia, de segunda a sexta-feira, para atender esses pacientes especiais e gestantes”, frisa Emerson Trindade, secretário de Saúde de Mesquita.
O Centro de Especialidades Odontológicas de Mesquita fica no segundo andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, na Avenida União 676, no bairro Santa Terezinha. Os agendamentos para tratamento no CEO são feitos por meio de encaminhamentos das unidades de saúde municipais.