Seis pontos da cidade estarão realizando testes rápidos, com resultado em apenas cinco minutos
Comemorado no terceiro sábado do mês de outubro, o Dia Nacional de Combate à Sífilis será marcado por uma grande ação de mobilização em Mesquita. Neste dia 20, das 9h às 14h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Praça Elizabeth Paixão para orientar os presentes, distribuir preservativos e realizar teste rápido da sífilis. Quem quiser realizar o exame terá o resultado em apenas cinco minutos e, em caso positivo, já será encaminhado para o tratamento adequado.
“Já capacitamos nossos enfermeiros para a realização do teste rápido e queremos implementar essa novidade no maior número possível de espaços de saúde da cidade. A sífilis é uma doença muito perigosa e que ataca silenciosamente, ou seja, é fundamental o diagnóstico o quanto antes para evitar consequências piores”, alerta Sílvio Diniz, o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Mesquita.
Além disso, o sábado também ficará marcado como o dia D do Outubro Rosa em Mesquita. Neste dia, a Unidade Básica de Saúde Parque Ludolf (Vila Emil), a Unidade Básica de Saúde Edson Passos, a Estratégia Saúde da Família Valter Borges (Chatuba), a Clínica da Família Jorge Campos (Coreia) e a Clínica da Família Jacutinga estarão realizando exames preventivos e outras atividades direcionadas ao combate do câncer de mama. Estas unidades também apoiarão o Dia Nacional de Combate à Sífilis, com teste rápido e atendimento informativo.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, causada por uma bactéria. A pessoa pode contrair e demorar anos para que se manifeste. Entre os sintomas, se destacam o aparecimento de feridas indolores, que evoluem para machas avermelhadas na pele e, em casos mais graves, pode atingir o sistema nervoso, coração e ossos. Nas gestantes, caso seja transmitida para os bebês, a sífilis pode provocar aborto, má formação, surdez e até a morte. Vale lembrar que, no município de Mesquita, a unidade de saúde de referência para o tratamento e diagnóstico da sífilis é o Centro Médico de Saúde (CMS) Paraná, no Centro. Porém, todas as unidades de saúde da prefeitura estão aptas para realizarem o tratamento contra a sífilis. O CMS Paraná fica na Rua Paraná 557 e é também a unidade de referência de Mesquita de todo o Programa DST/Aids e Hepatites Virais, além do Programa de Controle da Tuberculose.