A unidade de Saúde passou por uma série de oficinas direcionadas as mães de Mesquita
A campanha do Agosto Dourado está à todo vapor em Mesquita, e para aderir a iniciativa, a Clínica da Família da Jacutinga passou nesta sexta-feira, 9 de agosto, pelo último dia da semana de oficinas para mamães e gestantes. As palestras aconteceram no auditório da clínica e teve a intenção de tirar dúvidas e incentivar as mulheres a investir o aleitamento materno.
A idealizadora da semana foi à fonoaudióloga do Núcleo do Apoio à Saúde da Família (NASF) da Jacutinga, Yasmim Cazanova, que teve o apoio dos demais profissionais da clínica para dar continuidade a este trabalho com as gestantes. “Entre nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, agentes de saúde, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e sanitaristas, cada área se aplicou a um dia da semana para criar essa experiência e acompanhar o desenvolvimento dos bebês”, disse Yasmim.
Segundo ela, foram realizados programas especiais com as gestantes, como atividade física para grávidas e palestras sobre os direitos da gestante, alimentação saudável, aleitamento exclusivo e pega correta durante a amamentação.
Neste último dia de oficinas, as participantes da iniciativa tiveram a oportunidade de passar, não só por mais uma roda de conversa sobre os benefícios da amamentação, como por um ensaio fotográfico organizado pelo NASF. As mulheres receberam pinturas de barriga e produção de acessórios para que pudessem guardar uma recordação desse momento tão significativo que é a gravidez.
Rejane Silvano fez parte do ciclo de palestras e se mostrou muito contente com a iniciativa. “É algo muito importante, principalmente para as mães jovens e de primeira viagem que temos no município. Eu adorei e pretendo retornar para os próximos encontros”, revelou a mamãe.
Este vínculo dos profissionais com as gestantes é de extrema importância para a unidade. A saúde da família é construída a partir desse contato, podendo proporcionar o resgate para as clínicas para um melhor cuidado da população.
BEBÊ SARADO
Apesar de a semana de oficinas ter terminado, a Clínica da Família da Jacutinga não dará fim ao seu trabalho com os bebês e gestantes. A iniciativa ‘Bebê Sarado’ acontecerá na unidade quinzenalmente, e será liderada pelas profissionais, Bruna Lima e Yasmim Cazanova. A intenção é fazer com que as crianças passem por acompanhamento médico regular.
Coordenador Adjunto do Núcleo de Educação da Secretaria de Saúde de Mesquita, Thiago Wendel, adverte sobre a necessidade do trabalho junto a família. “A gente trabalha com a saúde preventiva para que não seja preciso procurar as unidades de saúde mais tarde. Nós fazemos o pré-natal, e com qualquer intercorrência que a gestante tenha, ela pode procurar a Clínica da Família”, disse.
Segundo ele, as unidades de saúde do município já cuidam de cerca de 90% das demandas de saúde geradas pela cidade. O próximo encontro será no dia 29 de agosto, quinta-feira, no auditório da Clínica. As mamães estão convidadas a participar.