Palestra na Clínica da Família Dr. Jorge Campos orientou sobre importância dos métodos contraceptivos para homens e mulheres
A secretaria de Saúde de Mesquita promoveu palestra na manhã de sábado, 25 de janeiro, na Clínica da Família Dr.Jorge Campos, no bairro Coreia, sobre “Planejamento Familiar”. Os temas abordados foram laqueadura, vasectomia e dispositivo intrauterino (DIU), entre outros temas.
Aberta não apenas para as pessoas assistidas na Clínica, a palestra foi ministrada pelos enfermeiros Vitor Moreira e Ana Paula Apolinário e reuniu dezenas de famílias de vários bairros de cidade, principalmente moradores da Coreia.
A palestra aconteceu na Sala de Espera da unidade, para que todas as pessoas pudessem participar e buscar informações. “Nossa ideia é orientar e mostrar os métodos contraceptivos, para que os pacientes possam escolher quais devem usar”, explicou Ana Paula. Isso decorre do fato de que o planejamento familiar envolve mais do que estes métodos, por ser uma questão de escolha para o direcionamento futuro de uma família. Além disso, os palestrantes disseram que o dispositivo intrauterino (DIU), por exemplo, é um método disponibilizado pela secretaria de Saúde de Mesquita.

Os palestrantes orientaram que os meios contraceptivos não servem apenas para evitar gravidez, mas para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e, para isso, preservativos, conhecidos popularmente como “camisinhas”, são distribuídos, geralmente, pela secretaria de saúde de Mesquita. Vitor e Ana Paula também falaram sobre a vasectomia e a laqueadura.
No primeiro caso, para os homens, uma pequena cirurgia é feita na bolsa escrotal (saco), a qual impede o acesso de espermatozoides a outras glândulas que produzem o esperma. No segundo caso, a laqueadura é um método que liga as trompas, cujo procedimento também chamado de “ligadura”, bloqueia o caminho dos ovários, deixando a mulher estéril.
Thamires de Souza, 22 anos, gostou do que ouviu e assistiu durante a palestra. “Achei muito bom, pois foi bem explicado e eu tirei muitas dúvidas que tinha”, comentou. Ela revelou que irá utilizar o método contraceptivo e seu parceiro pela vasectomia.
Novos horários
Com o objetivo de atender um número cada vez maior de pessoas, segundo os palestrantes, foi decidido que as unidades de saúde de Mesquita passem a atender em novo horário. Ou seja, na Clínica da Família Dr. Jorge Campos, por exemplo, as consultas regulares começam das 7h às 20h.