Campanha “Rio Contra o Sarampo” começou em janeiro e terá mutirão de vacinação no dia 15 de fevereiro
Depois de 20 anos sem registro de óbitos no estado, uma morte por sarampo no Rio foi confirmada. A informação serve de alerta para a importância de se imunizar contra a doença. Neste sábado, acontecerá o segundo Dia D Contra o Sarampo deste ano em Mesquita. Desde janeiro, o município aderiu à campanha “Rio Contra o Sarampo”, promovida pelo governo estadual. No Dia D, porém, um mutirão é realizado, com mais profissionais envolvidos especialmente para vacinar quem não tem condição de ir aos postos nos dias úteis. Nove pontos da cidade participarão, das 8h às 17h. O público-alvo é o de bebês a partir de seis meses de vida até adultos com 59 anos. No entanto, a campanha se direciona apenas aos pacientes que não foram imunizados contra a doença anteriormente.
“Muitos moradores de Mesquita trabalham em outros municípios e, por isso, saem de casa antes do horário de vacinação e chegam quando os postos já estão fechados. Para essas pessoas, o Dia D acaba sendo melhor, porque q quantidade de profissionais envolvidos reduz o número de fila”, informa Sabrina Louroza, coordenadora de Imunização do município de Mesquita.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Mais de mil doses em um único dia
No primeiro Dia D da vacina contra o Sarampo de 2020, realizado em 1º de fevereiro, foram imunizadas 1.142 pessoas. O número foi 32% maior que a quantidade de doses aplicadas no período entre 13 e 31 de janeiro, na campanha “Rio Contra o Sarampo”. Nesses 18 primeiros dias, foram vacinados 865 indivíduos.
“Tradicionalmente, o Dia D de qualquer campanha costuma ter uma divulgação mais ampla. Assim, a informação chega a um número maior de pessoas e a nossa expectativa é sempre de imunizar um grande número de mesquitenses. Com essa morte por sarampo confirmada no Rio, a expectativa é de que a procura pela vacina cresça ainda mais nos próximos dias”, analisa Sabrina.
Campanha nacional foi realizada ano passado, com duas etapas
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi realizada pelo Ministério da Saúde em 2019, mas dividida em duas etapas. Na primeira fase, que começou em 7 de outubro e se encerrou no dia 25 do mesmo mês, o público-alvo foi o de crianças ainda não vacinadas com idades entre seis meses e menos de 5 anos. A segunda etapa se iniciou em novembro, no dia 18, e terminou no mesmo mês, no dia 30. Nesse período, a vacinação foi direcionada aos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Confira abaixo onde se vacinar no Dia D contra o Sarampo em Mesquita:
CMS Paraná – Rua Paraná 557, Centro.
Clínica da Família Dr. Jorge Campos – Avenida Brasil s/nº, Coreia.
UBS BNH – Avenida das Oliveiras 355, BNH.
UBS Vila Emil I (Parque Ludolf) – Rua Hipólito 845/847, Vila Emil.
Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº, Jacutinga.
UBS Edson Passos – Avenida Presidente Costa e Silva 357, Edson Passos.
Clínica da Família Walter Borges – Rua Inácio Serra s/nº, Chatuba.
UBS Vila Norma / EACS – Rua Célio de Azevedo 219, Vila Norma.
São José – Avenida União 676, Santa Terezinha.