Força-tarefa envolve todas as áreas do governo municipal para dar suporte à população afetada pela chuva
Desde a manhã de ontem até 9h de hoje, segunda-feira, dia 2 de março, 600 famílias já passaram pelos CRAS Chatuba, Juscelino e Santa Terezinha. Os três Centros de Referência de Assistência Social estiveram abertos durante o domingo e segunda para acolher os mesquitenses afetados pela chuva forte que caiu na cidade nas últimas horas. Cadastrados, esses munícipes foram instruídos de acordo com suas necessidades e dois idosos, um homem e uma mulher, foram encaminhados ao abrigo municipal, por não terem para onde ir.
“Distribuímos alguns itens, como roupas, kits de limpeza e de higiene pessoal, água e cestas básicas para essas famílias. Hoje, estamos continuando com essas doações e contando ainda com a ajuda dos mesquitenses que não foram afetados pelo temporal. Todos os CRAS da cidade, além da Vila Olímpica, da sede da subsecretaria de Cultura e outros equipamentos públicos abertos, estão recebendo doações que serão repassadas às famílias afetadas”, conta Erika Rangel, secretária municipal de Assistência Social de Mesquita. O endereço da Vila Olímpica de Mesquita é Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama. Já a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo fica na Estrada Feliciano Sodré 2931, no Centro.
As principais necessidades são de kits de limpeza pessoal; colchonetes e colchões; fraldas geriátricas e infantis; roupas de cama e banho e de uso geral; água; leite; e kits de limpeza em geral. Os munícipes que ainda precisarem de atendimento nesta segunda-feira ou que estiverem interessados em realizar doações, podem recorrer às seguintes unidades, até 17h:
Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque 398;
Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes do Amaral 220, na Praça Sete Anões;
Juscelino – Avenida São Paulo 465, no Centro;
Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha 1426;
Banco de Areia – Rua Bicuíba 48.
A Defesa Civil, desde a madrugada de domingo, atua dando suporte à população. Foram 84 resgates realizados com botes e, no total, mais de 4 mil pessoas foram atendidas pela equipe, entre cerca de mil famílias mesquitenses. Vistorias estão sendo realizadas conforme a necessidade, assim como interdições em áreas consideradas de risco após análise. O ponto mais crítico é na Rua Coronel França Leite, na Chatuba, onde o solo cedeu sobre uma tubulação de ferro. A Defesa Civil já isolou a área novamente e os reparos serão iniciados nesta semana. “É preciso que o tempo se estabilize para que a gente possa trabalhar ali”, explica o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Júnior.
Retroescavadeiras e caminhões estão sendo utilizados para a desobstrução das vias públicas. As chuvas causaram, ainda, danos ao funcionamento da máquina pública. Em função disso, a sede da Prefeitura de Mesquita não realiza atendimento aos munícipes nesta segunda-feira, dia 2. As atividades se concentram na organização e limpeza do local. No entanto, o funcionamento interno ocorre normalmente, para fins de licitação e demais tarefas do governo municipal. Os serviços voltarão nesta terça feira, dia 3.
Já as unidades de saúde e educação da cidade, como escolas, clínicas da família e postos de saúde, por exemplo, seguem com suas atividades. Na Escola Municipal Genair Ramos Gabriel, na Chatuba, no entanto, não houve aulas nesta segunda. Isso porque os acessos ao redor do local ainda estão com água, impedindo o funcionamento da unidade. Além disso, entre as unidades de saúde, a UBS Edson Passos também precisou ficar fechada, para serviço de manutenção.