Campanha “Rio Contra o Sarampo” começou em janeiro e está prevista para acabar no próximo dia 13
Neste sábado, dia 7 de março, acontecerá o terceiro Dia D Contra o Sarampo deste ano em Mesquita. Desde janeiro, o município aderiu à campanha “Rio Contra o Sarampo”, promovida pelo governo estadual. Mas, no Dia D, um mutirão é realizado, com mais profissionais envolvidos especialmente para vacinar quem não tem condição de ir aos postos nos dias úteis. Assim, treze pontos da cidade estarão participando, das 8h às 17h. O púbico-alvo é o de bebês a partir de seis meses de vida até adultos com 59 anos, mas a campanha se direciona apenas aos pacientes que não foram imunizados contra a doença anteriormente.
No primeiro Dia D da vacina contra o Sarampo de 2020, realizado em 1º de fevereiro, foram imunizadas 1.142 pessoas. O número foi 32% maior que a quantidade de doses aplicadas no período entre 13 e 31 de janeiro, na campanha “Rio Contra o Sarampo”. Na último edição da ação, no entanto, em 15 de fevereiro, o aumento na procura pela vacina surpreendeu a equipe.
“Só naquele sábado, vacinados 2.419 indivíduos na cidade. Dois dias antes, tinha sido confirmada a primeira morte em decorrência do sarampo depois de 20 anos sem registro de óbito pela doença no estado do Rio. Isso assustou bastante gente. Já esperávamos que os pontos de vacinação fossem ter uma grande procura, mas não imaginávamos que seria tanta gente”, lembra Sabrina Louroza, coordenadora de Imunização do município de Mesquita.
“Tradicionalmente, o Dia D de qualquer campanha costuma ter uma divulgação mais ampla. Assim, a informação chega a um número maior de pessoas e a nossa expectativa é sempre de imunizar um grande número de mesquitenses”, avisa Sabrina.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Campanha nacional foi realizada ano passado, com duas etapas
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi realizada pelo Ministério da Saúde em 2019, dividida em duas etapas. Na primeira fase, que começou em 7 de outubro e se encerrou no dia 25 do mesmo mês, o público-alvo foi o de crianças ainda não vacinadas com idades entre seis meses e menos de 5 anos. A segunda etapa se iniciou em novembro, no dia 18, e terminou no mesmo mês, no dia 30. Nesse período, a vacinação foi direcionada aos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.