Prática funciona como prevenção à Covid-19, limpando locais comuns do município com água sanitária e cloro
Como um dos meios de avançar na batalha contra o coronavírus, a Vigilância Ambiental de Mesquita iniciou no último sábado, dia 28 de março, o processo de higienização da cidade. Com uma solução de água sanitária e cloro, as equipes passaram por locais de grande circulação, ou seja, em estações de trem, praças e pontos de ônibus, assim como nas unidades de saúde da cidade.
Apesar da primeira recomendação da Secretaria Municipal de Saúde ainda ser o isolamento voluntário, a prefeitura de Mesquita tomou as medidas necessárias para proteger aqueles que precisam sair de casa durante a quarentena. Coordenador de Vigilância Epidemiológica do município, Silvio Diniz acredita que a ação é de grande importância e funciona como trabalho de prevenção dentro da cidade.
“Mesmo com os decretos de paralisação, muitos moradores são obrigados a sair devido ao trabalho. Não podemos ignorar os lugares de grande circulação: algum contaminado pode tossir ou espirrar em uma superfície comum, espalhando o vírus para as demais pessoas que passarem por ali. A higienização impede que isso ocorra”, explica Silvio.

Desde então, diversas partes da cidade já passaram pelo processo de limpeza. Com a estação de trem Presidente Juscelino fechada, as equipes passaram por áreas como as estações de trem Edson Passos e Mesquita, além das praças Banco de Areia e Telemar, Cosmorama e Louzadão Vila Emil.
O trabalho continuou, ainda, na noite desta segunda-feira, 30 de março, quando as equipes se reuniram para pulverizar a solução na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa e na Clínica da Família São José. Maçanetas, cadeiras, corrimãos, balcões, bancos e paredes estão, agora, preparados para receber o público prioritário.
O diretor de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Sérgio Vigas, é responsável pelo cronograma de higienização. “Temos a intenção de passar por todas as unidades básicas de saúde da cidade ainda esta semana. A próxima da lista é a Clínica da Família Jacutinga. Todas as clínicas da família, UBSs e demais passarão pela higienização”, evidenciou. A UBS Parque Ludolf também já passou pela higienização.