Entregas do Hiperdia também estão normais e mais de 28 mil pessoas já foram imunizadas contra a Influenza nesse ano
A entrega de insumos e remédios do programa Hiperdia e de mandado judicial segue normalmente, contabilizando mais de 1.200 atendimentos só para as famílias com pacientes inscritos no tratamento contra hipertensão e diabetes em Mesquita. Além disso, 390 pessoas estão sendo acompanhadas, atualmente, pelo programa “Melhor em Casa“. O programa contempla pacientes de média e alta complexidade e trabalha com uma equipe multidisciplinar. Isso garante aos mesquitenses, por exemplo, o atendimento com clínico geral, enfermeiro, odontólogo, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e nutricionista.
Os principais objetivos são reduzir a necessidade de atendimento hospitalar, o período de permanência de pacientes internados em unidades de saúde e, assim, diminuir também os riscos de infecções hospitalares. O encaminhamento ao programa “Melhor em Casa” é feito pelas unidades de saúde municipais, mediante avaliação de elegibilidade, ou por hospitais, pós-desospitalização. Há ainda os pacientes que chegam por demanda espontânea.
Vacina da Influenza ajuda a diferenciar diagnóstico de gripe e de Covid-19
Vacinar a população contra a Influenza também se tornou uma forma de otimizar o combate à Covid-19. Isso porque, apresentando sintomas de gripe, mas com a vacina da Influenza em dia, fica mais fácil o diagnóstico clínico para infecção por coronavírus. Em Mesquita, a campanha começou em 23 de março e, até o fim de abril, cerca de 28.500 pessoas já foram imunizadas. Para isso, todas as unidades de saúde estão vacinando normalmente os grupos indicados para receber a dose.