Ação aconteceu nesta quarta-feira, 27 de janeiro, a fim de imunizar o grupo prioritário da cidade
A Prefeitura Municipal de Mesquita garantiu que idosas e profissionais de saúde do Abrigo Irmã Catarina fossem vacinadas contra a covid-19. A ação aconteceu nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, para proteger o grupo prioritário que reside no município. A instituição é a única do tipo na cidade, recebendo 27 idosas para o cuidado e atenção.
Segundo o coordenador de Gestão da Saúde, Leandro Souza, foram direcionadas 31 doses da vacina para a instituição. A quantidade foi separada para a imunização de 26 idosas do Abrigo Irmã Catarina e cinco profissionais de saúde que lidam diretamente com elas.
Maria de Fátima Rodrigues é sobrinha de Teresa Rodrigues de Castro, moradora do abrigo há três anos. Atualmente com 86 anos, ela finalmente recebeu a vacina a qual tinha direito, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde. Sendo assim, ela foi uma das 1.660 pessoas a serem protegidas com a primeira leva de vacinas que chegaram em Mesquita.
“Todas as vacinas são importantes, em todos os momentos da vida. Mas hoje, face à pandemia mundial, essa imunização tem um novo significado”, disse Maria de Fátima, sobrinha da residente. Ela ainda evidenciou a necessidade da imunização para este grupo de idosas, visto que, uma vez que uma seja infectada, as demais também podem ser atingidas pela doença.
Para que isso fosse evitado, a diretora do Abrigo Irmã Catarina, Maria Rosa da Silva Gomes, proibiu visitas durante a pandemia. “Ninguém recebeu visitas desde o começo da quarentena. Agora que estamos abrindo para os parentes e, mesmo assim, apenas com o devido distanciamento social”, disse a diretora.
Vacinação dos profissionais de saúde
Bem como as idosas que foram vacinadas em Mesquita, cinco funcionárias receberam a vacinação no próprio abrigo. Adriana Cristina de Almeida trabalha na instituição como técnica de enfermagem, lidando com as idosas diariamente. “Acho bom que estejamos sendo imunizados, principalmente para nós, que trabalhamos com a terceira idade”, disse.
Além dela, outros profissionais da saúde foram imunizados. A campanha começou em Mesquita na última quarta-feira, 20 de janeiro, atendendo TRABALHADORES DA SAÚDE QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DA COVID-19, PESSOAS IDOSAS RESIDENTES DE INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA (INSTITUCIONALIZADAS) E PESSOAS MAIORES DE 18 ANOS COM DEFICIÊNCIA EM RESIDÊNCIAS INCLUSIVAS (INSTITUCIONALIZADAS).
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?