Unidades municipais de saúde promoveram manhã de atividades para sensibilizar a população sobre o combate à violência contra a terceira idade
Para finalizar as atividades de conscientização do Junho Violeta em Mesquita, as clínicas da família do município realizaram um café da manhã nesta quarta-feira, dia 30 de junho. A iniciativa aconteceu nas próprias unidades, para sensibilizar os pacientes sobre o combate a atos de violência contra idosos, sejam eles físicos ou psicológicos.
Em alguns casos, as unidades de saúde realizaram parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), como, por exemplo, a Clínica da Família Dr. Jorge Campos. Ao lado dos assistentes sociais do CRAS Juscelino, os profissionais de saúde puderam sensibilizar os moradores da Coreia sobre o assunto.
“Nós queríamos falar sobre os maus-tratos com os idosos. E, por isso, aproveitamos as atividades voltadas para eles, para poder falar com a terceira idade que vive no nosso território”, explica a coordenadora da Clínica da Família Dr. Jorge Campos, Fabiana de Medeiros. Lá, a ação “pegou carona” na aula de zumba ministrada por um educador físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). A aula acontece duas vezes na semana e é oferecida aos idosos cadastrados na unidade de saúde da Coreia.
Quem aproveitou a oportunidade foi Neuza Maria Ribeiro. Aos 59 anos, ela é paciente e usuária do CRAS. “A gente não pode guardar os problemas no peito. Então, mesmo com as situações que eu passo em casa, venho e faço a minha atividade física. Essa foi uma oportunidade de compartilhar e de criar elos. E eu amei”, esclarece.
Serviço interligado
“Enquanto assistência social, nós devemos estar integrados com outros equipamentos públicos. Por isso, foi ótimo que a equipe da Dr. Jorge Campos tenha nos convidado. Afinal, muitos dos pacientes da unidade são usuários do CRAS”, diz o coordenador do CRAS Juscelino, Loan Cavalcante.
Além de auxiliar na conscientização do Junho Violeta, os profissionais estiveram presentes para oferecer outros serviços. Entre eles, a isenção de documentos, tanto relacionados ao DETRAN quanto documentação de cartório. Além disso, foi oferecida também a possibilidade de inscrição nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Juscelino. Entre elas, estão oficinas de artes para usuários a partir de 18 anos, funcional, jogos esportivos, canto, violão e zumba.
Para a inscrição, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e Cadastro Único até o CRAS Juscelino. A unidade de assistência fica na Avenida São Paulo 465, na Coreia
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita, mas não sabe como?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!