Com temporal que afetou a cidade, imunizantes não chegaram a tempo de iniciar as campanhas nesta segunda-feira, dia 4
As campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo, que começariam nesta segunda-feira, em Mesquita, precisaram ser adiadas. Em função do forte temporal que caiu na cidade entre 21h de sexta-feira e 3h de sábado, os imunizantes não chegaram a ser entregues à Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa, no entanto, é que isso se resolva o mais breve possível.
Vacinação contra gripe
Para evitar filas, a Secretaria Municipal de Saúde pretende utilizar um calendário semanal para convocar todo o público-alvo. Na primeira semana, até 9 de abril, a intenção é vacinar os idosos com 80 anos ou mais; os trabalhadores da saúde a partir de 60 anos; e os idosos residentes em instituições de longa permanência. A cada semana deste mês, a faixa etária diminuirá em dez anos, ou seja, entre os dias 11 e 16 de abril, serão vacinados os idosos com 70 anos ou mais e os trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais.
“A partir de maio, começaremos a imunizar também as pessoas com comorbidade ou deficiência permanente. Até lá, saberemos quantas doses teremos disponíveis e, assim, poderemos elaborar um calendário convocando faixas etárias que sejam possíveis imunizar com a quantidade de imunizante que já estiver conosco”, avisa a coordenadora da Imunização de Mesquita, Sabrina Louroza.
Crianças em maio
Em maio também acontecerá a imunização das crianças que tiverem a partir de seis meses de idade até menos de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). No caso delas, há uma particularidade: quem estiver tomando a vacina pela primeira vez e tiver menos de 9 anos seguirá um esquema vacinal de duas doses, com intervalos de 30 dias entre elas. E no caso das crianças entre 5 e 11 anos que estejam entre o público-alvo da vacina contra a gripe, será preciso respeitar um intervalo de pelo menos 15 dias entre doses de vacina contra a covid-19 e doses de vacina contra a gripe.
O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe inclui ainda as gestantes e puérperas, povos indígenas, os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, professores do ensino básico e superior, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A previsão é que a campanha contra a Influenza acabe no dia 3 de junho, com um Dia D de Mobilização marcado para 30 de abril.
Vacina contra o sarampo
Assim como na campanha de vacinação contra a gripe, um Dia D de Mobilização já está marcado para 30 de abril. A campanha de vacinação contra o sarampo se direciona a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, assim como atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde.