Dia D de Vacinação também aplicou 434 doses do imunizante contra o Sarampo
Mesquita promoveu o Dia D de Vacinação contra a Gripe e contra o Sarampo no último sábado, dia 30 de abril. A ação aconteceu em todas as unidades de atenção básica em saúde, das 8h às 17h. No total, 1.016 pessoas se vacinaram contra a Gripe e 434, contra o Sarampo. Somente na Clínica da Família São José, em Santa Terezinha, foram aplicadas 280 vacinas, contando com as doses dos dois imunizantes.
“Durante a semana, muitos munícipes não conseguem comparecer aos postos. Então, essa é uma ação voltada principalmente para eles. E todos devem se imunizar, porque as vacinas salvam vidas”, diz a coordenadora da unidade, Anne Caires.
Contra o Sarampo, se vacinaram crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Já contra a Gripe, foi a vez das pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de Saúde com 30 anos ou mais; crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; além de gestantes e puérperas.

Exemplos
A mesquitense Dulce do Couto, de 71 anos, se dirigiu à CF São José para se imunizar contra a gripe. Após receber a dose no braço, ela comemorou estar com as vacinas em dia. “Participo de todas as campanhas de vacinação na cidade. Ano passado, na época, tomei a da gripe. Agora, que chegou a minha vez de novo, aproveitei para vir“, conta.
Outra que aproveitou a oportunidade foi Ágatha Ribeiro. Moradora de Santa Terezinha, a mulher levou a filha, Alícia Ribeiro, de 3 anos, para completar o cartão de vacinação. “É muito importante tomar as vacinas para não ficar doente, principalmente as crianças. Por isso, estou sempre vendo as doses pendentes dela e não deixo de dar. Podendo tomar, é melhor trazer o quanto antes”, argumenta.
Na Clínica da Família Jacutinga, mais de 180 vacinas dos dois imunizantes foram aplicadas. Enquanto isso, a unidade de Edson Passos alcançou cerca de 90 pessoas. O movimento nos locais não foi tão grande devido à chuva, como explica a coordenadora da Imunização de Mesquita, Sabrina Louroza: “Apesar de termos alcançado mais pessoas em outras ações, o resultado foi consideravelmente positivo. O tempo chuvoso acabou interferindo na atividade, mas acredito que, na parte da tarde, quando a chuva deu uma trégua, as pessoas começaram a vir mais“.