Ação proporcionou às pacientes da unidade uma manhã repleta de autocuidado, incentivo à autoestima e conscientização
“Poderosas, eu estou aqui por mim e por vocês!”. Foi com essa mensagem que as pacientes da Clínica da Família Edson Passos celebraram a manhã da última quarta-feira, dia 4 de maio. Em alusão ao Mês das Mães, a unidade promoveu uma manhã especial às pacientes na sala de espera. Lá, elas foram prestigiadas com café da manhã, diálogos sobre temas que se relacionam diretamente com a figura da mulher e mãe, além de serviços de saúde e beleza.
Para isso, a equipe do NASF, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família, esteve presente, estendendo esse suporte e incentivando o cuidado com a saúde. Na unidade, profissionais como psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e fonoaudiólogo ficam à disposição e reforçam a importância da paciente buscar a unidade e colocar os cuidados com a saúde como parte da rotina. Tudo isso com um clima festivo e descontraído, para que elas se sintam à vontade.
“Hoje, nossa ideia é aproveitar o Mês das Mães para trazer essas mulheres para a unidade. Estamos sempre fazendo o trabalho de busca ativa do exame de coleta do preventivo, mas muitas não vêm por falta de incentivo, tempo ou até mesmo constrangimento.”, explica Michelle Gonçalves, coordenadora da Clínica da Família Edson Passos. “Aqui, gostamos de dizer que somos a extensão da família dos nossos pacientes. Com essa oportunidade, conseguimos estar ainda mais próximos dessas mulheres e, assim, dialogar diretamente com elas”, completa.

Ainda segundo Michelle, o exame de coleta do preventivo é feito por livre demanda nas Unidades de Atenção Básica. Ou seja, a mulher pode procurar a clínica a qualquer momento para realizar o exame e ficar em dia com a saúde feminina.
Jane Da Silva, 40 anos, é uma das que estavam presentes. Enquanto aguardava atendimento na sala de espera, a mãe de três filhos conta que é importante receber esse reconhecimento. “Sendo mãe, me sinto muito valorizada. Aqui, na CF Edson Passos, já vim em ações de Dia das Crianças e de Natal também”, relembra.
Já Márcia Fernandes aproveitou os serviços de estética. Para valorizar a beleza feminina, uma representante de uma empresa ligada a cosméticos marcou presença para promover maquiagem às pacientes. Aos 49 anos, ela conta que essa foi a primeira vez que se maquiou. “Nunca usei maquiagem antes porque não sei e tenho medo de tentar e não ficar bom. Mas esse momento, com certeza, aumenta a nossa autoestima”, comenta.
Violência doméstica
Na sala de espera, a conversa também trouxe um tema muito importante na vida das mulheres. Isso porque a violência doméstica foi pauta, no reforço à conscientização e como forma de alerta às mulheres. Além disso, a equipe do NASF voltou a reforçar que a unidade conta com suporte psicológico às mulheres que sofrem algum tipo de agressão. Tudo isso, garantindo a anonimidade e integridade da vítima. Ao final da ação, a Clínica da Família Edson Passos promoveu um café da manhã especial e um sorteio para presentear as pacientes da sala de espera.