Ação aconteceu para pacientes do local, com serviços de Saúde e de Assistência Social direcionados principalmente às mulheres
O Dia das Mães não passou em branco na Clínica da Família Cosmorama. Para comemorar a data, a unidade de Atenção Básica de Saúde realizou um evento na última terça-feira, 10 de maio. Para isso, eles contaram com a presença do CRAS Rocha Sobrinho, que atende a localidade. Bem como as equipes do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (NASF) e outros setores de atendimento, como os acadêmicos da Universidade Nova Iguaçu e os residentes da FIOCRUZ.

“O dia oficial pode ter passado, mas isso não quer dizer que devemos deixar de celebrar essas mães, avós, tias e tios que auxiliam no nosso crescimento”, disse a coordenadora da Clínica da Família Cosmorama, Rita Pinho. Então, além de instruções sobre o funcionamento da unidade e serviços oferecidos no local, o evento ofereceu isenção para a emissão de documentos e informações sobre o Auxílio Brasil.
O CRAS Rocha Sobrinho também colaborou com trancista, representando uma das oficina que acontece gratuitamente na unidade. “Estamos aqui para prestar o cuidado fora o que tange a promoção de saúde, como a autoestima, a noção de sociedade e tudo que podemos fazer a favor da população mesquitense”, esclarece a coordenadora do CRAS, Luciene Borges. Uma das pessoas que aproveitou o serviço foi Gisele Nascimento, de 32 anos. A mesquitense se juntou a outros pacientes na sala de acolhimento para a ação.

“Sempre venho fazer preventivo e consultas aqui. Por isso, achei muito boa essa iniciativa. Muita gente não tinha o conhecimento que está sendo passado agora. Eu mesma não sabia de algumas dessas coisas. Então, aprecio muito”, declarou.
Cuidado com a saúde
Entre demonstrações de alongamento e poemas especiais para mães, a Clínica da Família Cosmorama também separou um espaço do cronograma para falar sobre o cuidado com a saúde. “Nós tivemos um retorno da covid, após o carnaval, e da tuberculose. Ou seja, é importante mantermos alguns cuidados, como a higienização das mãos”, esclareceu Rita.

Ela lembra, ainda, que a unidade de Atenção Básica está disponível para os moradores do território de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Aqueles que não estão cadastrados na clínica podem se dirigir ao local, que fica na Avenida Baronesa de Mesquita 316. Os 29 agentes comunitários da clínica também rodam pela área de atuação da unidade, para direcionar os moradores.