Ação aconteceu na Praça do Cosmorama e contou com diversas atividades de práticas integrativas complementares
Saúde mental em foco. Foi esse o lema que os profissionais da saúde de Mesquita levaram à Praça do Cosmorama na manhã da última quarta-feira, dia 8 de junho. A ação de conscientização contou com residentes multiprofissionais em saúde da família ESNP/ Fiocruz, profissionais da saúde da Clínica da Família Cosmorama, assim como do Caps III Casa Azul e Caps AD. Além disso, o CRAS Rocha Sobrinho compareceu para oferecer serviços de barbearia e alguns atendimentos assistenciais.

A ideia, portanto, é conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e também desmitificar equívocos que são ditos dentro da sociedade. “Como farmacêutico, eu vejo que, hoje, as pessoas entendem que é só medicar e manter esses pacientes contidos. Mas existe todo um contexto social que cerca esse indivíduo e é preciso trabalhar com a saúde mental de forma abrangente para discutir todas as possibilidades”, explica Tiago Barreto, farmacêutico e residente pela Fiocruz da Clínica da Família Cosmorama.
Isso porque, quando se discute sobre saúde mental, o senso comum ainda relaciona o assunto a termos pejorativos, por exemplo. Para Márcia Cristina Bezerra, coordenadora de Saúde Mental de Mesquita, esses estigmas só são combatidos quando existe diálogo. “Há um receio ao se falar sobre saúde mental, mas isso não pode acontecer. Pelo contrário, quanto mais esse assunto for discutido, maior será a busca das pessoas pelo atendimento especializado. Principalmente quando, nesse processo, mudamos ideias que são expressas de forma errada”, destaca Márcia.
Durante a ação, práticas de aromaterapia e ioga estiveram disponíveis. Além disso, a equipe do CAPS III Casa Azul também levou musicoterapia. Tudo de maneira informativa. “Somando essas parcerias, nosso objetivo é deixar as informações ao alcance da população. Assim, incentivamos essa busca e mostramos o caminho”, reforça Rita Pinho, coordenadora da Clínica da Família Cosmorama.

E, entendendo que saúde mental está dentro de um contexto amplo, o CRAS Rocha Sobrinho marcou presença para auxiliar com alguns atendimentos, informações relacionadas à Assistência Social e serviços de barbearia, melhorando a autoestima dos presentes.
Centro de Atenção Psicossocial
Atualmente, Mesquita conta com três centros de Atenção Psicossocial, que funcionam com uma política de portas abertas. O CAPS III Casa Azul atende pessoas com esquizofrenia, depressão grave, transtorno de ansiedade grave e outros problemas de saúde mental. Lá, o funcionamento é 24 horas. No CAPS AD, são recebidas pessoas com problemas de dependência álcool e drogas, enquanto o CAPS Infantil assiste adolescentes e crianças com transtorno mental grave e persistente.