Além de receberem palestras sobre as temáticas, os agentes de combate às endemias da cidade ainda puderam se vacinar contra algumas doenças
Na última quarta-feira, dia 22 de junho, os agentes de combate às endemias participaram de duas palestras no Centro Cultural Mister Watkins, localizado no Centro do município. Lá, eles puderam refletir sobre o uso/abuso de bebidas alcóolicas e drogas, e sobre a importância de manter o calendário vacinal atualizado. Além disso, a atividade contou com uma campanha de imunização, incluindo a aplicação de doses contra a gripe e a covid-19. A ação foi organizada pela equipe de Vigilância em Saúde de Mesquita.
Na ocasião, foram abordados vários assuntos, entre eles a redução de danos como estratégia de cuidado com as pessoas que fazem uso prejudicial de álcool, crack e demais drogas. “É preciso olhar para esse sujeito com respeito. O uso abusivo não faz dele alguém que deva ser excluído da sociedade, pelo contrário; quanto mais cuidado ele receber, maior será a possibilidade de sucesso no tratamento. Precisamos entender que essa é uma questão de saúde pública e não de polícia”, desenvolve a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), Jessica Azevedo.
Ela ainda explica que o uso abusivo não é algo exclusivo de quem consome álcool, crack ou outras drogas. “Muitas pessoas desconhecem, mas a utilização excessiva do celular e dos videogames, assim como o consumo desenfreado do açúcar, por exemplo, também são alguns tipos de compulsão”, acrescenta.
Vacinação
Ao final do evento, foi realizada uma atividade de imunização da gripe, hepatite B, tríplice viral, anti-tetânica e da covid-19. “A vacinação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Isso sem falar da contribuição para a questão sanitária na sociedade. Resolvemos, então, promover uma campanha aqui, para que aqueles agentes que ainda não se imunizaram pudessem aproveitar o momento para fazer isso”, detalha Sérgio Vigas, coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita.
