No segundo encontro do Grupo de Gestantes e Puérperas da unidade, o Dia D alusivo ao Agosto Dourado levou os principais assuntos relacionados à gestação, amamentação e pós-parto
Em Mesquita, os temas que pautam o Agosto Dourado estão sendo intensificados dentro das unidades de Atenção Básica. Na última quinta-feira, dia 18 de agosto, foi a vez da Clínica da Família Edson Passos promover o segundo encontro do Grupo de Gestantes e Puérperas dali. Em alusão ao Mês do Aleitamento Materno no Brasil, o Dia D levou às mulheres presentes – e a seus respectivos parceiros – informações sobre o acompanhamento pré-natal, amamentação e o período de puerpério.
A troca de experiências e diálogos proporcionou uma manhã de muito aprendizado. Isso graças ao envolvimento da equipe do NASF – o Núcleo Ampliado em Saúde da Família. É que o grupo conta com profissionais da enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e assistência social. Eles, então, garantiram que as gestantes e lactantes tivessem acesso às informações. Para isso, a conversa foi marcada por momentos ilustrativos, que explicavam sobre o melhor posicionamento tanto para a mãe quanto para o bebê no ato da amamentação, assim como a pega correta.
“A gente entende que a presença dessas gestantes na unidade é fundamental durante esse período. Aqui, nós permanecemos com essa mulher no decorrer das semanas de gestação e, depois, ainda continuamos, juntas, de um a dois anos, acompanhando o bebê na puericultura. É por isso que se faz necessário que essa mamãe não deixe de vir até a gente para garantir atendimentos, suporte e, consequentemente, o fortalecimento de vínculos com os profissionais”, ressalta Stephanie Tavares, gestora da Clínica da Família Edson Passos.
Uma das mamães presentes foi Neila Saldeira, de 36 anos, que estava com sua filha de três meses. “Eu achei essa uma oportunidade de conhecimento para as meninas que estão gestantes e que ainda vão passar por esse processo de amamentação. As profissionais falaram muitas coisas importantes, como a questão da depressão pós-parto. Foi um ponto muito legal”, ela conta.
Equipe multidisciplinar
A Clínica da Família Edson Passos possui quatro equipes, compostas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde, além da equipe NASF. Foram eles que compartilharam informações e orientações a respeito do processo da amamentação, que envolvem a saúde da mãe e bebê. Dentre os assuntos abordados, esteve a importância da saúde bucal da gestante. Na unidade, por exemplo, as pacientes grávidas podem buscar o atendimento odontológico.
Um dos pontos lembrados ao se falar da importância da amamentação se estendeu para a área da fonoaudiologia. “Como fonoaudióloga, eu procuro sempre compartilhar a importância da amamentação para a parte cognitiva, o desenvolvimento da fala, da leitura e da escrita. No ato da amamentação, a questão neuropsicomotora do bebê está sendo desenvolvida. Hoje em dia, eu recebo no consultório muitos casos de crianças com déficit motor e neurológico. Mas isso tudo nós conseguimos trabalhar quando a mãe estimula a partir da amamentação”, explica Cátia Ferreira Rodrigues, fonoaudióloga da unidade.
A oportunidade ainda garantiu o reforço dos principais direitos da gestante em transportes públicos e no trabalho, explicados pela assistente social da equipe do NASF. No final, o grupo ainda desfrutou de um café da manhã especial e aproveitou serviços gratuitos de maquiagem e trancista.

Clínica da Família São José
No dia 26 de agosto será a vez da unidade que fica na Avenida União 676, em Santa Terezinha, realizar o Dia D de incentivo à amamentação. O encontro acontecerá às 10h e a proposta também será reunir gestantes e puérperas da Clínica da Família São José para uma palestra sobre aleitamento e mitos e verdades sobre a amamentação exclusiva. Além disso, o momento ainda realizará testagem rápida e pesagem e verificação de sinais vitais.