Ao longo do mês, diversas atividades do tipo marcaram a cidade e, na última terça-feira, foi a vez da Clínica da Família Jacutinga entrar nas comemorações
Em Mesquita, as unidades de atenção básica em saúde aderiram à campanha do Agosto Dourado, que busca a conscientização da importância do aleitamento materno. Assim, ao longo do mês, várias atividades do tipo marcaram o município. Na tarde do último dia 30, terça-feira, foi a vez da Clínica da Família Jacutinga entrar nas comemorações. Além do auditório ser palco para palestras sobre o assunto, o local encerrou as atividades da campanha no município.
“O aleitamento materno é como uma primeira vacina dos bebês, pois protege eles e as crianças de pequenas doenças perigosas. A amamentação também é responsável por criar um laço maior entre mãe e filho. Ela proporciona momentos de carinho e de amor entre ambos”, detalha a gestora da clínica, Viviane Pinto da Silva.

No espaço, cerca de 40 gestantes, lactantes e puérperas ainda puderam receber orientações sobre os cuidados básicos com o bebê, como higienização, teste do pezinho e vacinação. Para mais, o grupo do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF) marcou presença no evento. A equipe conta com profissionais de fisioterapia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, assistência social e nutrição.
Ainda em alusão à proposta do Agosto Dourado, a gestora explica até quando a mãe deve ter a prática com o bebê. “É muito importante que ela consiga amamentar, no mínimo, até os 6 meses, podendo estender, pelo menos, a um ano de idade. Outro fator fundamental é que esse ato auxilia no crescimento e na parte neurológica do pequeno, tornando ele mais ‘forte’ e inteligente”, conclui.
Após o momento de aprendizado, os funcionários da unidade ainda organizaram uma atividade especial para valorizar a autoestima das pacientes. Para começar, elas receberam balões, que deveriam ser estourados. A tarefa seguinte era pegar os papeizinhos que estavam dentro e ler as mensagens. Entre as frases motivacionais grifadas neles, estavam: “Você é especial” e “Você vale ouro”.