Em prol do Outubro Rosa, unidades de saúde da cidade realizam ações para alertar sobre o autocuidado e a importância de exames preventivos
Cuidar da saúde é um ato de amor. Desde o início do mês, as unidades da Atenção Básica de Mesquita promovem ações pelo Outubro Rosa. A ideia é conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama e ao de colo de útero. A Clínica da Família França Leite, na Chatuba, escolheu o dia 19 para uma roda de conversa sobre o assunto com pacientes que aguardavam para serem atendidos.
A realização de exames preventivos implica na detecção precoce, o que é fundamental para o tratamento das doenças. “É importante avaliar o estágio da doença. Por exemplo, se é primário, secundário ou, ainda, se houve metástase. Assim, conseguimos saber qual tratamento iremos sugerir para cada caso”, explica a coordenadora da unidade, Adriana Duarte.

Enquanto isso, as datas anteriores foram marcadas por outras ações do mesmo assunto. No dia 13, foi a vez da ESF Vila Norma propagar a conscientização. Por lá, a data foi voltada para os atendimentos voltados à população feminina da cidade. O espaço foi ornamentado de acordo com a temática, ressaltando os objetos com as cores rosadas. Dessa forma, foram oferecidas coleta de preventivos, solicitação de mamografia, planejamento familiar e outros exames.
Finalizando a semana, as atividades da campanha chegaram à Clínica da Família Juscelino. Na sexta-feira, dia 14, os pacientes que são atendidos na unidade tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as abordagens do Outubro Rosa e, também, tirar dúvidas. Na conversa, foram tratados pontos como o surgimento da campanha, a valorização do autocuidado e a importância de se consultar periodicamente com um médico para fazer exames, como o de toque e o teste de Papanicolau.
“O Brasil está nos rankings dos países em que mais pessoas são diagnosticadas com câncer de mama. Mas, ainda que o foco seja o público feminino, essa doença também pode acometer os homens. Até porque eles têm a mama atrofiada. Por esse motivo, levamos ainda essa discussão para o mês seguinte, onde celebramos o Novembro Azul”, detalha Erika de Almeida, enfermeira responsável pelo tratamento das mulheres na Clínica da Família Juscelino.
Apesar de ser mais lembrado no mês de outubro, o combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero acontece durante todo o ano. “A gente já costuma fazer esse trabalho no dia a dia, porém essa é uma data específica para intensificar os avisos e alertar a população para esse tema”, conta a gestora da unidade, Juliane Mesquita.


Agenda
Além das ações já citadas acima, o cronograma em alusão à campanha no município ainda não terminou. A ideia é alcançar vários pontos da cidade e levar a informação ao maior número de pessoas possível. Segue abaixo a lista das próximas realizações.
– Clínica da Família Banco de Areia – 25 de outubro, às 9h;
– CRAS Chatuba – 26 de outubro, às 10h (A roda de conversa que aconteceria na Clínica da Família Walter Borges, na Chatuba, foi transferida para o equipamento da Assistência Social, que fica perto da unidade);
– Clínica da Família BNH – 27 de outubro, às 9h;
– ESF Maria Cristina – 27 de outubro, às 14h;
– Clínica da Família Jacutinga – 27 de outubro, às 14h.