Tratamento realizado pela equipe ajuda a evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya
Agentes da Vigilância Ambiental e Zoonoses de Mesquita realizam novos serviços de combate ao transmissor das arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya. A ação, que começou na segunda-feira, dia 26 de junho, e se estenderá até a próxima semana, engloba abordagens feitas junto às imobiliárias da cidade, alcançando os imóveis privados e que se encontram fechados.
Basicamente, o tratamento é realizado com larvicida, que elimina os mosquitos ainda na fase de larva. A atividade evita a proliferação desses insetos transmissores de doenças e, ainda, colabora para a proteção dos munícipes.
“Essa iniciativa busca proporcionar mais segurança e saúde aos futuros moradores desses locais, além de proteger também quem está ao redor desses espaços. O tratamento é uma das maneiras mais eficazes contras esses transmissores e deve ser realizado constantemente. Os pontos na casa que devem receber mais atenção são as cisternas, caixas d’águas e ralos”, explica o coordenador do departamento de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Sérgio Vigas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Nessa questão, a população tem um importante papel. Algumas orientações são evitar estocar pneus em áreas descobertas, acumular água em lajes ou calhas e colocar areia nos vasos de planta. Além disso, é fundamental cobrir cuidadosamente tonéis e caixas d’água até a visita do agente de saúde, que realizará o devido tratamento.

