Evento teve foco na prevenção de doenças como tuberculose
Na última sexta-feira, dia 18 de agosto, a Igreja São Francisco, na Chatuba, abriu espaço para Secretaria Municipal de Saúde realizar uma grande ação social ali em parceria com a Subsecretaria Municipal de Assistência Social, PROCON, Centro Social Fusão, AMEPA e Instituto Mãos à Obra, entre outras entidades. Os trabalhos aconteceram das 9h às 14h na Rua Abaeté e tiveram como foco principal a prevenção de doenças como tuberculose.
Quem esteve presente na ação recebeu orientações ainda sobre hanseníase, ATAV (Área Técnica de Ações contra a Violência) e tabagismo, além de estarem disponíveis testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C; imunização para Influenza, Covid-19 e Hepatite B; coleta de preventivo; aferição de pressão arterial; teste de glicose; e aplicação de flúor. Houve também isenção para segunda via de RG, certidão de nascimento, certidão de casamento e certificado de reservista, entre outros documentos.
“Uma das maiores dificuldades que temos hoje, na saúde, é a falta de informação dos usuários. Com ações assim, conseguimos alcançar um grande número de munícipes e repassar conteúdos de prevenção necessários para ajudar a diminuir a quantidade de novos casos”, afirma Silvio Diniz, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Mesquita.
O evento contou também com a presença do programa Empoderadas, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que disponibilizou manicure, trancistas e design de sobrancelhas. Deu tempo ainda de rolar uma apresentação da Escola Municipal de Artes da Chatuba.



“Essas atividades nos ajudam muito. Tanto com a facilidade quanto com a questão de algumas taxas. Consegui a isenção da 2º via da minha certidão de nascimento e do pedido para dar entrada no casamento. Minhas filhas ainda estão aproveitando para fazer as unhas e tranças”, declarou Natasha de Lima, moradora da Chatuba, que tem 30 anos.