Carla Azevedo e Rosane Santos representaram a corporação na 19ª edição da competição, na Holanda, disputando com atletas de forças de segurança e Defesa Civil do mundo
Duas agentes da Guarda Civil Municipal de Mesquita conquistaram medalhas nos Jogos Mundiais de Segurança Pública, o World Police and Fire Games. A competição, considerada o segundo maior evento desportivo do mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas, teve sua 19ª edição realizada em Rotterdam, na Holanda, entre 22 e 31 de julho. A iniciativa envolve atletas das forças de segurança e Defesa Civil do mundo. Em 2022, foram mais de 10 mil competidores, representando 70 países. O Brasil finalizou sua participação em quarto lugar nos jogos – atrás apenas dos Países Baixos, da Espanha e da Alemanha –, com um total de 306 medalhas. Destas, três foram para servidoras efetivas de Mesquita. Carla Azevedo ganhou o ouro em Lançamento de Dardo e a prata no Arremesso de Peso. Já Rosane Santos conquistou o bronze no Revezamento 4 X 400.

“Entre idas e vindas, eu compito desde os 12 anos, mas a rotina não me deixa treinar do jeito que eu deveria. Com isso, sempre que eu subo em um pódio, bate uma sensação maravilhosa. É pela minha família, principalmente pelos meus filhos, que eu batalho pelos meus sonhos e que corro atrás das minhas conquistas”, conta Carla, que é mãe de um casal e é efetiva da Guarda Municipal de Mesquita há exatos oito anos, desde agosto de 2014.
Carla já participou de outra edição do World Police and Fire Games, realizada em 2019, na China. De lá, também veio com duas medalhas. Um ano antes, disputou os Jogos Brasileiros das Instituições de Segurança Pública em Santa Catarina e, em 2022, representou a Guarda Civil Municipal de Mesquita também no Campeonato Estadual de Atletismo Master do Rio de Janeiro. “Eu tento estimular outros guardas mesquitenses, para que a equipe cresça. Um dá força para o outro e, assim, levamos o nome da nossa cidade para outras cidades, países e até continentes. Além disso, estamos investindo também no nosso condicionamento físico, que é importante para nosso trabalho”, avalia.

Para Rosane Santos, o World Police and Fire Games foi uma estreia em competições. Agente da Guarda Civil Municipal de Mesquita desde novembro de 2012, ela corre diariamente e até se inscreve para corridas de rua. “Se tornou um vício. A minha intenção é participar, é interagir com as pessoas que estão ali, é ter um momento de lazer com os amigos, que também envolve a atividade física. Treinei e me dediquei para essa competição. Nas próximas edições, trarei mais medalhas para Mesquita”, promete ela, que tem 41 anos e é mãe de dois filhos adolescentes que, segundo ela, são atletas de remo do Vasco da Gama.
A próxima edição do World Police and Fire Games acontecerá no ano que vem, na cidade de Winnipeg, no Canadá. A competição acontece a cada dois anos, mas a edição de 2022 estava, na verdade, atrasada. Ela deveria ter ocorrido em 2021, mas isso não foi possível em função da pandemia do novo coronavírus.