Em alusão ao Mês da Mulher, Secretaria de Saúde promoveu uma manhã de sábado com instrução e atendimento ginecológico em todas as unidades da atenção primária da rede
No último sábado, 26 de março, a atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão de preventivos. As clínicas da família, a UBS Vila Norma e a UBS Banco de Areia e a ESF Maria Cristina participaram. Nestas unidades, encaminhamentos para exames de mamografia às mulheres entre 50 e 69 anos de idade também foram realizados. Além disso, atividades ligadas à educação em saúde fizeram parte da agenda, que durou das 8h ao meio-dia. No total, foram registrados 271 exames de preventivo coletados.
“Não existe demanda reprimida de preventivos em Mesquita. Ou seja, basta a paciente procurar a unidade que atende a região em que ela mora. Mas, no último sábado, fizemos esse mutirão de preventivos para reforçar a importância desse exame. Muitas mulheres, principalmente as que trabalham fora e têm menos tempo, deixam para depois e acabam demorando a se cuidar. No entanto, para muitas doenças, o diagnóstico precoce é fundamental”, alerta a coordenadora de Atenção Básica em Saúde de Mesquita, Tayllany Zimmerer.

Cuidado familiar
A cabeleireira Carolina Bastos, de 32 anos, foi uma das pessoas que aproveitou para ir à Clínica da Família Jacutinga. Mas não para fazer o exame no mutirão de preventivos. Afinal, o dela estava em dia. Já o da madrinha, que tem 57 anos, não era feito há quase três anos. “Às vezes, a rotina já faz algumas pessoas deixarem certos cuidados de lado. Com a pandemia, então, isso aconteceu ainda mais. Eu sabia que ela andava desleixada com a própria saúde e, por isso, decidi buscá-la. Assim, não tinha como ela dizer não”, conta.
É importante lembrar que os atendimentos nas unidades de saúde são realizados por área territorial. Por exemplo, os moradores da Coreia são atendidos na Clínica da Família Dr. Jorge Campos, assim como os residentes de Santa Terezinha recebem atendimento na unidade São José. Para receber o encaminhamento do exame de mamografia ou coletar exame preventivo, as mulheres mesquitenses podem levar documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência na unidade de atendimento da região em que mora.
As unidades são:
- Clínica da Família Dr. Jorge Campos – Av. Brasil, s/nº – Coreia;
- UBS Vila Norma – Rua Célio Azevedo, 219 – Vila Norma;
- Clínica da Família Walter Borges – Rua Inácio Serra, s/nº – Chatuba;
- UBS Banco de Areia – Rua Bicuiba, 418 – Banco de Areia;
- Clínica da Família São José – Av. União, 673 – Santa Terezinha;
- Clínica da Família Edson Passos – Av. Castelo Branco, s/nº – Edson Passos;
- ESF Maria Cristina – Rua Hermelinda, 170 – Rocha Sobrinho.
- Clínica da Família França Leite – Av. Coronel França Leite, 732 – Chatuba;
- Clínica da Família Juscelino – Av. Getúlio de Moura, s/nº – Juscelino;
- Clínica da Família Cosmorama – Av. Baronesa de Mesquita, s/nº – Cosmorama;
- Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco, s/nº – Jacutinga;