Os paratletas mesquitenses Yuri Villarino e Júlio Braz, integrantes da equipe Team Vila Olímpica, conquistaram duas medalhas de ouro no campeonato Pan-Anamericano de Jiu-Jitsu, realizado no último sábado, dia 8, no Grajaú Country Club.
Treinando na Vila Olímpica de Mesquita há cerca de dois meses, quando iniciaram as atividades com o Jiu-Jitsu adaptado para pessoas com deficiência, de acordo com avaliação do técnico Jordan Almeida, os atletas que são faixa branca, demonstraram alto nível técnico, sem limitação em busca do alto rendimento.
Utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social, Yuri, de 20 anos, diagnosticado com hiperatividade e autismo com síndrome na visão e na fala, e Júlio, 22, que possui deficiência congênita, conquistaram seus respectivos ouros com finalização durante a luta, objetivo máximo do duelo.
Para quem gosta de lutas, além de jiu-jitsu, Mesquita também oferece aulas gratuitas de judô e o taekwondo na Vila Olímpica, localizada na Avenida Baronesa de Mesquita, no Cosmorama. As inscrições são realizadas sempre na 2ª semana de cada mês, na secretaria do espaço, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT).