Plano visa ocupação de praças públicas e construção de polos gastronômicos na cidade
A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT), recebeu nesta quarta-feira (28), 53 artesãos mesquitenses para o 1º Encontro de Artesãos do município. A proposta inicialjo da atividade foi apresentar aos artistas o planejamento para o desenvolvimento do artesanato na cidade.
O secretário da SEMCELT, Kleber Rodrigues, falou sobre a importância da promoção do artesanato para o crescimento do turismo e da economia da região. Entre as atividades propostas se destaca a ocupação mensal das praças de Mesquita com atividades culturais, além de espaços próprios para a exposição do trabalho feito no município, estimulando assim a renda do artesão. Também foi apresentado em primeira mão, o plano para criação de três polos gastronômicos na cidade, inicialmente situados nos bairros de Vila Emil, Centro e Cosmorama.
A SEMCELT vem trabalhado com o Ministério do Turismo e o Governo do Estado no cadastro dos artesãos do município, para o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo é reconhecer a função como atividade econômica geradora de desenvolvimento regional, além de identificar e mapear a produção e matéria-prima dos artesãos do Estado. A partir do cadastramento, o artesão pode solicitar a sua carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que o identifica e proporciona benefícios e a inserção econômica.
Ao todo, cerca de 75 artesãos mesquitenses já foram cadastrados pela SEMCELT. Os profissionais interessados em realizar o cadastro devem comparecer na sede da SEMCELT, na Estrada Feliciano Sodré, nº 2931, no Centro de Mesquita, de segunda a sexta, de 9h às 17h. É preciso levar cópia da identidade, CPF e do comprovante de residência.