Obras de artistas da cidade estão expostas na Casa França-Brasil, no Centro do Rio
A Prefeitura Municipal de Mesquita participa através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT) da I Expo Baixada Fluminense. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias em parceria com a Casa França-Brasil e estendida aos demais municípios da Baixada Fluminense, onde em sua totalidade compreendem a região turística Baixada Verde.
A ação conta com diversas manifestações artísticas, incluindo apresentações de dança, música e teatro. Mesquita destacou uma amostra de sua cultura expondo telas pintadas por artistas da região e também peças de artesãos do município, como obras de decoração e utilidade doméstica feitas em fuxico, taças e pratos decorativos em madeira reutilizada, máscaras estilizadas compostas por material reutilizado de forma criativa e ainda casas e chalés de madeira com composição de miniaturas feitas à mão, fazendo alusão ao interior de uma casa de verdade.
As telas expostas demonstram paisagens naturais, uma delas “O choro da Mãe Natureza” premiada no Salão Maçônico de Artes, com apelo à preservação, foi pintada a mão pelo artista plástico membro da Academia Brasileira de Belas Artes e professor da SEMCELT, Edi Falcão. Dentre as amostras culturais de Mesquita, se encontra também uma reprodução da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, feita pela a artista Noeli Rocha, retratando a igreja mesquitense.
A I Expo Baixada Fluminense vai até o dia 27 de maio, domingo, na Casa França-Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.