Eles são alunos da única sala pública para a prática do esporte na Baixada
Isac Borges, de 6 anos, e Caio Cesar, de 12 anos, foram os representantes de Mesquita que subiram ao pódio do Circuito de Xadrez da Zona Oeste (CXZO), realizado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, no Rio, no último dia 25/11. Os dois meninos são alunos do Projeto Xadrez da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SEMCELT). Isac foi campeão na 5ª etapa do circuito, na categoria sub-8 e Caio Cesar foi vice-campeão na 4ª etapa, na categoria sub-12. A Prefeitura de Mesquita auxiliou os atletas com o transporte para a competição.
Isac participa do Projeto Xadrez da SEMCELT desde maio. O jovem disputou com outros 63 competidores na busca pelo prêmio. Para a mãe de Isac, Erica Borges, que o acompanhou em todas as etapas foi uma novidade. “Acho maravilhoso, estou impressionada com o desenvolvimento dele”, afirma.
O garoto também se surpreendeu com a conquista. “Eu realmente não esperava ganhar. Não teria chegado lá sem o apoio da minha família e ajuda do meu instrutor”, reconhece o aluno, que é um dos favoritos para levar o campeonato estadual de xadrez.
Já Caio Cesar, que participa do projeto há mais de um ano, se diverte nas competições e reconhece que pretende se aplicar mais. “Foi muito divertido, me sinto muito orgulhoso com o troféu, mas preciso me esforçar mais para conquistar o 1º lugar”, disse.
Para o instrutor do projeto, Josimar Barros, os jovens têm um futuro promissor dentro do esporte. “Os alunos têm aptidão para o xadrez. São extremamente dedicados aos treinamentos, disciplinados e estrategistas. Se continuarem assim, vão longe”, prevê Barros.
O prefeito de Mesquita parabenizou a todos os envolvidos nessa conquista. “Gostaria de agradecer e parabenizar o empenho do professor junto com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo por estar aproximando o esporte às crianças de Mesquita e aos nossos jovens medalhistas por conseguir algo tão difícil, já que o xadrez é um esporte que exige muita concentração, estratégia, inteligência e muita calma”, enfatizou.
Mesquita é o único município da Baixada Fluminense a ter uma sala pública de xadrez. O projeto Xadrez funciona terça-feira e sexta-feira, das 13h às 17h, na Estrada Feliciano Sodré, 2.931, no Centro, e atende crianças a partir dos 6 anos de idade