“Mesquitense Raiz” vai estampar o rosto de cidadãos ilustres, pessoas comuns e crianças nos muros da cidade
Mesquitense Raiz é o segundo módulo da nova etapa do Revitalizart. Depois de passar pela Estrada Feliciano Sodré, no ano passado, o projeto de grafite e muralismo agora enfeita as paredes da ciclovia da Rua Baronesa de Mesquita, entre os bairros Vila Emil e Cosmorama. No primeiro módulo, crianças e jovens da rede municipal de ensino foram homenageadas. Neste segundo, os rostos de pessoas comuns se misturam aos de figuras ilustres do município.
Os grafites são assinados pelos artistas Wallace Pato, Airá Ocrespo e Carlos Esquivel, o Acme. Os três coloriram os outros cinco painéis do “Mesquitense Raiz”, de acordo com o subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kleber Rodrigues. “A partir do apelo da população, avaliamos a relevância histórica da imagem e definimos quem ficará eternizado no muro. Hoje seguimos um calendário de pintura que respeita a disponibilidade de cada artista participante. A ideia é que tenhamos mais artistas”, explica Kleber.
Entre as pessoas homenageadas na fase atual, uma chama atenção. Não só entre os moradores da cidade, mas também dos servidores municipais de Mesquita. É José Carlos, carinhosamente conhecido como Mussum na cidade, servidor com 30 anos de carreira que faleceu no último dia 10 de abril. Outro é o de Jow, um ilustre morador de Mesquita, que será retratado ao lado de diversas pessoas comuns, como idosos e até crianças. “O que mais queremos é criar uma sensação maior de pertencimento. Desejamos que o povo de Mesquita tenha orgulho de ser daqui”, enfatiza Kleber Rodrigues. “Um dos pais até reconheceu o filho no grafite! É isso que desejamos que aconteça”, exemplifica. O primeiro módulo terminou no dia 23 de maio, retratando crianças que estudam ou já estudaram na Escola Municipal Ernesto Che Guevara, na Chatuba.