Espaço garantirá entretenimento e formação profissional aos mesquitenses, com oficinas de artes circenses, escola de teatro e de dança
O local que antes era conhecido como Muro da Vergonha, na Chatuba, passará a dar muito orgulho ao município de Mesquita. Isso porque a prefeitura inaugurará, na mesma área onde já funcionou um depósito de lixo, a nova Escola Municipal de Artes da Chatuba. Será neste sábado, dia 24, a partir das 12h. Localizado na Rua Godoy 230, o espaço garantirá entretenimento e formação profissional aos mesquitenses. Em parceria com o Circo Crescer e Viver, ali funcionarão oficinas de artes circenses, escola de teatro, de dança e música.
“A gente sabe que o esporte e a cultura, junto com a Educação, são os melhores instrumentos de transformação social. Principalmente quando olhamos para as crianças e os jovens. Por isso, já temos oficinas de Cultura no Centro de Mesquita e a Vila Olímpica, no Cosmorama. Agora, nossa Escola Municipal de Artes da Chatuba vai se somar a esses equipamentos, garantindo mais oportunidades à população. E não apenas da Chatuba, mas de toda a cidade”, comemora o prefeito de Mesquita.
Opções de entretenimento
Além das oficinas, a intenção é que o local vire uma referência cultural na Baixada Fluminense, sendo cenário de apresentações de artistas locais, convidados e de filmes. No futuro, a ideia é garantir o ensino de todas as funções que permeiam a atividade de produção cultural. “Não estamos querendo transformar todos os inscritos em artistas. Mas, sim, aproveitar a arte e a educação como ferramentas de transformação. A escola será um espaço para aprender, ensinar e interagir na Chatuba. A cultura tem esse poder de inclusão e é esse o nosso principal objetivo”, garante o subsecretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues.
Junto com a inauguração da Escola Municipal de Artes da Chatuba, a TV Globo promoverá uma edição do “Programão Carioca”. A ação vai oferecer oficinas de teatro, dança e circo. Além disso, atividades infantis estarão na programação. Os interessados também poderão assistir a alguns filmes, como o “Turma da Mônica – Laços”. Todos os serviços serão gratuitos e as atividades devem se estender até o fim da tarde.