Dois espetáculos apresentados do cineteatro da Praça PEC estão na programação e serão exibidos neste final de semana, mas de forma remota
A 19ª edição do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (EncontrArte), que foi aberta na sexta-feira, dia 26 de março, tem dois espetáculos apresentados de Mesquita em sua programação. As exibições acontecem neste sábado, dia 27 de março, às 19h, mas com transmissão on-line do espetáculo “Turmalina 18-50”, com a Cia Cerne, e de “Por Gentileza”, inspirado na vida do Profeta Gentileza, no domingo, dia 28 de março, com o grupo Mimos Brasil, às 17h. O público pode acompanhar as peças pelo canal do EncontrArte no YouTube, no endereço www.youtube.com/user/encontrarteteatro.
Subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues explica que ambas as apresentações realizadas em Mesquita para o 19ª edição do Festival de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (EncontrArte) foram feitas do mesmo local. Trata-se do Cineteatro localizado na Praça Estação da Cidadania, a PEC, que fica em Santo Elias. O espaço foi inaugurado em setembro do ano passado e reúne, por exemplo, além do cineteatro, quadra poliesportiva, parque para crianças e até o mais novo CRAS de Mesquita, o CRAS Santo Elias.
Neste ano, o EncontrArte homenageia Bia Bedran, o artista plástico iguaçuano Derson e o figurinista André Vital (in memoriam). No entanto, por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os nove espetáculos agendados estão sendo transmitidos on-line para o público, gratuitamente, sempre às sextas, sábados e aos domingos. O 19° Festival EncontrArte é uma produção de Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa. E este ano está sendo patrocinado pela Lei Aldir Blanc, por meio dos governos Federal e Estadual (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa).
Espetáculos apresentados de Mesquita:
“Turmalina 18-50” – Sábado, 27 de março, às 19h
Sinopse fornecida pela organização do EncontrArte
Espetáculo de Vinícius Baião com a Cia. Cerne. Rua Turmalina, lote 18, quadra 50. Rua sem asfalto, localizada em São João de Meriti. Em 1969, neste endereço, vivia um senhor negro de 89 anos. Incógnito, os vizinhos não desconfiavam que aquele João era considerado por muitos um herói nacional, por ter liderado a Revolta da Chibata. No cinquentenário de sua morte (2019), a Cia Cerne, também de Meriti, montou o espetáculo em que o Almirante Negro é apresentado, mas para além do mito criado em torno de sua figura pública. Censura Livre.
“Por Gentileza” – Domingo, 28 de março, às 17h
Sinopse fornecida pela organização do EncontrArte
A Cia, Mimos Brasil apresenta o espetáculo musical, teatral, mímico e de animação que mostra, mas de forma divertida, o ideário do Profeta Gentileza, José Datrino, autor de um livro a céu aberto, escrito nas paredes e pilastras próximas ao Caju e à Rodoviária Novo Rio, na cidade do Rio de Janeiro. A peça não representa a vida do profeta Gentileza. Seus pensamentos de paz, gentileza, solidariedade e amor é que são teatralizados e musicados.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!