Iniciativa capacitará 30 alunos nos níveis básico e médio de artes circenses
Mesquita, agora, oferece a oportunidade de transformar a alegria do circo em profissão. Isso porque a Prefeitura, por meio de sua Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, lança um programa de formação em Artes Circenses para quem quer se especializar em acrobacia, equilibrismo, trapézio, tecido, malabares e portagem. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 16 de novembro, e são direcionadas a pessoas a partir de 15 anos.
Os interessados, depois de inscritos, passarão por uma fase de testes para, então, avaliar a pré-disposição física de cada um. Ao fim, 30 alunos serão selecionados e, assim, será formada uma turma de capacitação de nível básico e médio, com duração de dois anos. “Esse é um programa que permitirá que esses jovens possam atuar em shows, eventos e espetáculos, mas em diferentes linguagens artísticas e não só no circo. Esse é o nosso objetivo: criar oportunidades que mudem a perspectiva dos mais novos, ou seja, daqueles que são o nosso futuro”, garante o subsecretário da pasta, Kleber Rodrigues. Ainda segundo ele, a ideia é que, futuramente, Mesquita também possua a sua primeira companhia profissional circense.
Processo seletivo
As inscrições para o Programa de Formação em Artes Circenses vão até o dia 30 de novembro. Os interessados devem comparecer na sede da Subscretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, portando os seguintes documentos:
– Cópia da identidade e do CPF;
– Declaração escolar de matrícula no ensino fundamental ou médio ou certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio (se for o caso);
– Cópia do comprovante de residência;
– Atestado Médico com data de até 30 dias anteriores, a ser apresentado no dia do Teste de aptidão física;
– 02 Fotos 3×4;
– Carta de Intenção;
No caso de pessoas entre 15 e 17 anos, será necessária também a presença do responsável legal com documentos de identificação com foto.